GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que podemos aprender com a mulher no poço?"

Resposta:
A história da anônima mulher samaritana no poço, registrada apenas no Evangelho de João, é reveladora, cheia de muitas verdades e lições poderosas para nós hoje. A história da mulher junto ao poço segue o relato da interação de Jesus com Nicodemos, um fariseu e membro proeminente do Sinédrio judeu (João 3:1–21). Em João 4:4–42, lemos sobre a conversa de Jesus com uma mulher samaritana solitária que veio buscar água em um poço (conhecido como poço de Jacó) localizado a cerca de 800 metros da cidade de Sicar, em Samaria.

Esta era uma mulher extraordinária. Ela era uma samaritana, uma raça de pessoas que os judeus desprezavam totalmente por não ter direito a seu Deus, e ela era uma pária e desprezada por seu próprio povo. Isso é evidenciado pelo fato de que veio sozinha tirar água do poço da comunidade quando, nos tempos bíblicos, tirar água e conversar no poço era o ponto alto social do dia de uma mulher. No entanto, esta mulher foi condenada ao ostracismo e marcada como imoral, uma mulher solteira vivendo abertamente com o sexto de uma série de homens.

A história da mulher junto ao poço nos ensina que Deus nos ama apesar de nossas vidas arruinadas. Deus nos valoriza o suficiente para nos buscar abertamente, para nos receber à intimidade e se alegrar com a nossa adoração. Como resultado da conversa com Jesus, somente uma pessoa como a samaritana, uma pária de seu próprio povo, poderia entender o que isso significa. Sentir-se amada e valorizada quando ninguém, nem ela mesma, podia ver nela algo de valor: isso é graça.

No entanto, existem muitas outras verdades valiosas que emergem dessa história. Aprendemos que:
1) Somente por meio de Jesus podemos obter e receber a vida eterna: "Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (João 4:13-14; cf. João 14:6).
2) Jesus ministrando aos párias da sociedade judaica (os samaritanos) revela que todas as pessoas são valiosas para Deus e que Jesus deseja que demonstremos amor a todos. . . até mesmo aos nossos inimigos (João 4:7–9; Mateus 5:44).
3) Jesus é o Messias (João 4:25–26; 1:41; Mateus 27:22; Lucas 2:11).
4) Aqueles que adoram a Deus, o adoram em espírito e verdade (João 4:23–24; Salmo 145:18).
5) Nosso testemunho sobre Jesus é uma ferramenta poderosa para levar outros a acreditar nEle: “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (João 4:39–42).

Além disso, aprendemos com o diálogo de Jesus com a mulher no poço três verdades absolutas sobre a salvação:
1) A salvação vem apenas para aqueles que reconhecem a sua necessidade desesperada da vida espiritual que não possuem. A água viva só pode ser obtida por aqueles que reconhecem que têm sede espiritual.
2) A salvação vem somente para aqueles que confessam e se arrependem de seus pecados e desejam perdão. Antes que essa mulher imoral pudesse abraçar o Salvador, ela teve que admitir todo o fardo de seus pecados.
3) A salvação vem somente para aqueles que reconhecem Jesus como o seu Messias. Pois a verdade absoluta é que a salvação não é encontrada em mais ninguém (João 14:6; Atos 4:12).

© Copyright Got Questions Ministries