GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa ter por motivo de toda alegria (Tiago 1:2)?"

Resposta:
Em algumas traduções da Bíblia para o português, Tiago 1:2 contém a cláusula tende por motivo de toda alegria. É a primeira ordem que Tiago dá em sua epístola; para entender o que ele quer dizer com isso, devemos observar a passagem completa e os versículos adjacentes: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:2–4).

A palavra tende é um termo financeiro e significa “avaliar”. Quando Tiago diz “tende por motivo de toda alegria”, ele encoraja seus leitores a avaliar a maneira como encaram as provações. Ele chama os crentes a desenvolverem uma atitude nova e melhorada que considere as provações da perspectiva de Deus. Tiago quer que os crentes saibam que devem esperar “provações de vários tipos” (Tiago 1:2) na vida cristã. Devemos estar preparados e não ser pegos desprevenidos quando uma provação repentina nos sobrevier. As provações fazem parte da experiência cristã. Jesus disse aos Seus discípulos: “No mundo, passais por aflições” (João 16:33).

Normalmente, uma provação não é uma ocasião para alegria. Tiago não está sugerindo que busquemos aflições ou dificuldades judiciais; nem devemos fingir que as provações são agradáveis de suportar. As provações são difíceis e dolorosas. Mas elas existem para um propósito. As provações têm o potencial de produzir algo de bom em nós e, por isso, são uma oportunidade de expressar alegria. Sabendo que há um quadro maior, podemos considerar as provações como coisas nas quais podemos nos regozijar. Mesmo que a alegria seja contrária à nossa reação normal, Tiago nos exorta a trabalhar para mudar nossa atitude em relação aos problemas de medo para expectativa positiva, fé, confiança e até mesmo alegria.

Tiago não diz apenas “tende por motivo de alegria”, mas diz “tende por motivo de toda alegria”; isto é, podemos considerar as provações e testes como alegria pura, imaculada e total. Muitas vezes, vemos as provações sob uma luz negativa ou presumimos que a alegria não possa existir nas dificuldades; pior, consideramos os tempos difíceis como uma maldição de Deus sobre nós ou o Seu castigo por nossos pecados, em vez do que realmente são - oportunidades para amadurecer alegremente à semelhança de Cristo.

Tiago 1:3 explica que Deus pretende que as provações testem nossa fé e produzam perseverança espiritual. As provas são como desafios de treinamento para um atleta. Elas constroem resistência física e vigor. O atleta anseia por desafios físicos e mentais por causa dos benefícios que se seguem. Se andássemos pela vida em uma rua fácil e nunca enfrentássemos dificuldades, nosso caráter cristão permaneceria não testado e subdesenvolvido. As provações desenvolvem os nossos músculos espirituais, dando-nos vigor e resistência para manter o rumo (Romanos 5:2–5). Podemos ter por motivo de toda alegria nas provações porque nelas aprendemos a depender de Deus e a confiar nEle. A fé que é testada torna-se fé genuína, fé robusta, fé inflexível: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6–7).

Deus também usa provações para nos disciplinar: “Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:10). As provações ajudam a purificar nossas deficiências espirituais e a amadurecer nossa fé. Elas promovem alegria porque produzem santidade na vida dos crentes inabaláveis.

Tiago encoraja os cristãos a aceitar as provações não pelo que são atualmente, mas pelo resultado que Deus realizará por meio delas. Tiago 1:12 promete: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”

Quando José foi vendido como escravo por seus irmãos (Gênesis 37:1–38), ele não podia ver o belo resultado salvador de vidas que Deus realizaria durante seus anos de sofrimento e perseverança no Egito. Após sua provação com a esposa de Potifar, José passou longos anos esquecido na prisão. Por fim, o plano de Deus se concretizou e José foi elevado à segunda posição mais poderosa sobre o Egito. Por meio de muitas provações e testes, José aprendeu a confiar em Deus. José não apenas resgatou sua família e a nação de Israel da fome, mas também salvou todo o Egito.

A fé de José foi testada por meio de provações, e a perseverança completou o seu trabalho. Depois de passar vitoriosamente pelas provações, José entendeu o bom propósito de Deus em tudo o que havia suportado. José foi capaz de ver a mão soberana de Deus em tudo. Maduro e completo, José disse estas palavras de perdão a seus irmãos: “Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gênesis 50:19–20).

Tiago 1:4 diz que um crente que persevera nas provações se torna “perfeito”. Isso não significa que ele ou ela se torne sem pecado ou sem falhas morais. Perfeito fala de maturidade ou desenvolvimento espiritual. Os cristãos que enfrentam as provações com uma perspectiva alegre – confiando que Deus realizará o Seu bom propósito – desenvolverão a plena maturidade espiritual. Eles serão equipados com tudo de que precisam para superar todas as provações que encontrarem. Esse é certamente um bom motivo para se alegrar.

A fim de enxergarmos as provações como motivo de toda alegria, devemos avaliar as dificuldades da vida com os olhos da fé e vê-las à luz do bom propósito de Deus. A tradução de Tiago 1:2–4 por J.B. Phillips ajuda nosso entendimento: “Quando todos os tipos de provações e tentações se aglomerarem em suas vidas, meus irmãos, não se ressintam como se fossem intrusas, mas recebam-nas como amigas! Perceba que elas vêm para testar sua fé e produzir em você a qualidade da perseverança. Mas deixe o processo continuar até que a resistência esteja totalmente desenvolvida, e você descobrirá que se tornou um homem de caráter maduro com o tipo certo de independência.”

© Copyright Got Questions Ministries