GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o ministério de libertação? É bíblico?"

Resposta:
A definição geralmente aceita de “ministério de libertação” normalmente se concentra na expulsão de demônios ou espíritos na tentativa de resolver problemas relacionados a demônios específicos. Por exemplo, um ministro da libertação pode ajudar alguém a superar a raiva ao expulsar um espírito de raiva. Os ministérios de libertação também se concentram em destruir as fortalezas espirituais da vida, encontrar a cura interior e reivindicar a vitória em Cristo sobre todos os inimigos. Muitos se referem a laços de alma, maldições e os “direitos legais” dos demônios. Biblicamente, demônios ou espíritos malignos são conhecidos como anjos caídos que se rebelaram no céu com Satanás (Apocalipse 12:4, 9; Isaías 14:12–20; Ezequiel 28:1–19).

Certamente há muito nas Escrituras sobre Satanás e sua horda de demônios. Pouco se fala sobre libertar-se deles, e nada se fala sobre a libertação como um “ministério”. Os ofícios da igreja são encontrados em Efésios 4:11. Primeiro foram os apóstolos e profetas, o alicerce da igreja - com Jesus sendo a pedra angular (Efésios 2:20). Em seguida, estão listados os evangelistas, depois pastores e professores. A capacidade de expulsar demônios não está listada como um dom espiritual ou um dever ministerial.

Os Evangelhos e Atos relatam que Jesus e os discípulos expulsaram demônios. As porções de ensino do Novo Testamento (Romanos a Judas) referem-se à atividade demoníaca, mas não discutem o método de expulsá-los, nem os crentes são exortados a fazê-lo. Somos instruídos a vestir toda a armadura de Deus para resistir à maldade espiritual (Efésios 6:10–18). Somos instruídos a resistir ao diabo (Tiago 4:7) e não dar a ele espaço em nossas vidas (Efésios 4:27). No entanto, não somos informados de como expulsar ele ou seus demônios de outras pessoas, ou que devemos até mesmo considerar fazer isso.

É interessante que não temos nenhum registro das instruções de Jesus aos Seus discípulos sobre como expulsar demônios, com as possíveis exceções de Mateus 12:43-45 e 17:19-21, onde algumas informações são fornecidas. Quando os discípulos descobriram que os demônios estavam sujeitos a eles no nome e autoridade de Jesus, eles ficaram alegres (Lucas 10:17; cf. Atos 5:16; 8:7; 16:18; 19:12). Mas Jesus disse aos discípulos: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lucas 10:20).

Em vez de receber um “ministério de libertação” específico, temos uma autoridade no poderoso nome de Jesus. Um dia, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco. Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós é por nós” (Marcos 9:38-40). Autoridade sobre demônios é claramente o poder do Senhor em ação, quer o exorcista tenha ou não um ministério especial de libertação.

A ênfase na guerra espiritual é destacada em versículos como 1 João 4:4: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” A vitória é nossa por causa do Espírito Santo que habita em nós. Os crentes podem superar suas lutas com o passado, hábitos e vícios, porque “todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4). Precisamos de oração, conselho piedoso e do apoio de uma boa igreja, mas não necessariamente de um "ministro de libertação".

A Bíblia nos dá as seguintes instruções: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé... o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pedro 5:8–10).

A chave para a vitória na vida cristã é ser cheio (controlado e capacitado) do Espírito Santo a cada momento (Efésios 5:18). O Pai sabe quem são Seus: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14). O Espírito Santo não habitará em ninguém que não tenha nascido de novo (João 3:3-8; 2 Timóteo 2:19; Atos 1:8; 1 Coríntios 3:16), então o primeiro passo para a vitória espiritual é colocar nossa fé em Jesus Cristo. Então, alegre-se porque Jesus está em você e você tem Seu poder e Sua vitória.

© Copyright Got Questions Ministries