GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que ser membro de uma igreja é importante?"

Resposta:
A Igreja universal - o Corpo de Cristo (Romanos 12:5) - é composta por todos os verdadeiros crentes em Cristo; e as igrejas locais devem ser o microcosmo da Igreja universal. Como crentes, temos os nossos nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 20:12), e isso é que é o mais importante. No entanto, também é importante nos comprometer a uma igreja local onde possamos dar de nossos recursos, servir aos outros e participar de uma prestação de contas.

A Bíblia não aborda diretamente o conceito de filiação formal a uma igreja, mas há várias passagens que implicam fortemente a sua existência na igreja primitiva. "Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:47). Este versículo indica que a salvação era um pré-requisito para ser "acrescentado" à igreja. Em Atos 2:41, parece que alguém estava mantendo um registro numérico daqueles que foram salvos e estavam se juntando à igreja. Igrejas hoje que requerem que a salvação ocorra antes da membresia estão simplesmente seguindo o modelo bíblico. Veja também 2 Coríntios 6:14-18.

Há outros lugares no Novo Testamento que mostram que a igreja local é um grupo bem definido: em Atos 6:3, a igreja em Jerusalém recebe instruções para realizar eleições de algum tipo: "escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço." A frase dentre vós sugere um grupo distinto das outras pessoas que não eram "dentre" eles. Simplificando, os diáconos deveriam ser membros da igreja.

Ser membro de uma igreja é importante porque ajuda a definir a responsabilidade do pastor. Hebreus 13:17 instrui: "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas." A quem vai um pastor prestar contas, exceto aos membros de sua própria igreja? Ele não é responsável por todos os cristãos no mundo, apenas por aqueles sob seus cuidados. Da mesma forma, ele não é responsável por todas as pessoas em sua comunidade, mas somente pelos crentes sob a sua liderança- os membros da sua igreja. Ser membro de uma igreja local é uma forma de colocar-se voluntariamente sob a autoridade espiritual de um pastor.

A membresia também é importante porque, sem ela, não pode haver prestação de contas ou disciplina por parte da igreja. Primeiro Coríntios 5:1-13 ensina uma igreja a como lidar com o pecado flagrante e sem arrependimento em seu meio. Nos versículos 12-13, as palavras dentro e fora são usadas em referência ao corpo da igreja. Nós só julgamos aqueles que estão “dentro” da igreja - os seus membros. Como podemos saber quem está "dentro" ou "fora" da igreja sem uma lista oficial de adesão? Veja também Mateus 18:17.

Embora não haja nenhum mandato bíblico para a adesão oficial de uma igreja, certamente não há nada que a proíba, e parece que a igreja primitiva foi estruturada de tal maneira que as pessoas claramente sabiam se alguém estava "dentro" ou "fora" dela. A membresia da igreja é uma forma de identificar-se com um corpo local de crentes e de prestar contas à liderança espiritual adequada.

A membresia da igreja é uma declaração de solidariedade e propósito comum (ver Filipenses 2:2), sendo também valiosa para fins organizacionais. É uma boa maneira de determinar quem tem permissão para votar em decisões importantes da igreja e quem é elegível para as suas posições oficiais. Tal membresia não é exigida dos cristãos. É simplesmente uma maneira de dizer: "Sou um cristão e acredito que esta igreja é uma boa igreja."

© Copyright Got Questions Ministries