GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Existe alguma razão para temer entrar em um cemitério?"

Resposta:
Cemitérios há muito são vistos como assustadores, principalmente devido à natureza misteriosa da morte. Cemitérios e tumbas têm fornecido o cenário para incontáveis contos de fantasmas, demônios e crimes, levando muitos a temer os cemitérios como lugares assombrados cheios de perigo. O assunto da morte é incômodo para a maioria das pessoas, mas o cristão deve ter uma perspectiva diferente sobre a morte e sobre ir a um cemitério.

A fim de ajudar as pessoas que temem entrar em um cemitério a enfrentar esse medo de frente, pode ser útil fazer a seguinte pergunta: O que você acha que pode acontecer lá? Fantasias e histórias de fantasmas à parte, que medos realistas permanecem sobre cemitérios? Eles contêm corpos humanos mortos e em decomposição que estão enterrados sob um solo de quase dois metros. Existem caixões, lápides de cimento, marcadores de bronze e decoraç0ões de plástico deixadas por entes queridos. Além de um galpão do zelador e possivelmente uma capela ou mausoléu, não há muito mais lá - e qual desses fatores causa o medo? As almas dos corpos enterrados já foram transportadas para seus destinos espirituais (Lucas 16:22).

Existem apenas dois lugares possíveis em que esses espíritos que partiram podem estar. Para os cristãos, “deixar o corpo” significa “habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5:8). As almas dos crentes sepultados estão com Jesus. Aqueles que, em sua vida terrena, não se renderam a Jesus como Senhor estão em “um lugar de tormento” (Lucas 16:28). Mas o espírito de ninguém pode flutuar livremente por um cemitério de conta própria. Hebreus 9:27 diz: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”. Não há possibilidade de espíritos que partiram “assombrarem” o cemitério. O único perigo real e presente é a possibilidade de tropeçar em uma lápide e arranhar o joelho.

Alguns que entendem que as almas dos falecidos não estão presentes nos cemitérios podem, em vez disso, temer a presença do demoníaco. Mateus 8:28-34 e Marcos 5:1-20 mencionam um homem endemoninhado que vivia nas tumbas. Ainda assim, mesmo neste caso, a atividade demoníaca envolveu uma pessoa que estava muito viva. Os demônios podem habitar um cemitério? Sim, eles podem. Mas não há nada nas Escrituras que indique que os demônios são mais ativos no cemitério do que em qualquer outro lugar. Além disso, os cristãos não têm nada a temer do demoníaco (1 João 4:4).

Às vezes, o medo de entrar em um cemitério pode estar relacionado a uma perda dolorosa e às memórias que esse lugar evoca. Cemitérios são, por natureza, lugares sombrios. Eles representam a dor da perda e nos lembram de nossa mortalidade. Não gostamos de agitar velhas feridas, e cemitérios podem fazer isso. Uma maneira de superar o medo relacionado ao sofrimento é relembrar intencionalmente os momentos felizes com o falecido. Ao caminhar pelo cemitério, reviva eventos felizes e conversas com aquela pessoa. Agradeça a Deus pelos bons momentos compartilhados e como Ele atuou em sua vida por meio daquele amigo que se foi. Agradeça a Ele que por causa de Jesus podemos dizer: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”(1 Coríntios 15:55)?

Os cemitérios são, na verdade, o local para um dos eventos mais incríveis da história da humanidade. Quando Jesus voltar para nos receber no arrebatamento, os cemitérios ganharão vida. 1 Tessalonicenses 4:16 diz: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” Imagine aquele momento! Para aqueles de nós que conhecem a Cristo, o cemitério será um lugar de celebração, pois os túmulos se abrem e os corpos dos santos sobem ao ar para encontrar seus espíritos. Então, “depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17).

Um cemitério é apenas um terreno reservado para enterrar os mortos, e não há mais razão para temê-lo do que qualquer outro lugar. Os cristãos podem caminhar pelos jardins bem cuidados com um sentimento de gratidão por tudo o que Deus fez por meio de Seus servos (veja Salmos 116:15) e com um sentimento de expectativa pelo que Deus fará naquele lugar. Sob nossos pés repousam os corpos dos crentes que um dia explodirão daquele solo ao toque da trombeta. Os descrentes devem permitir que a natureza sombria de um cemitério os impulsione a buscar a verdade sobre o que acontece a seguir. O único temor adequado seria o temor de Deus e do Seu julgamento. Para os incrédulos, ir a um cemitério pode ser uma experiência transformadora na medida em que encaram sua própria mortalidade e se voltam para Deus.

© Copyright Got Questions Ministries