GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Existe algo como o mau-olhado?"

Resposta:
O mau-olhado é uma crença dentro da religião folclórica de que alguém pode olhar para outra pessoa e causar ferimentos, doenças ou até mesmo a morte. A superstição do mau-olhado era mantida na Grécia e Roma antigas e persiste em muitas culturas hoje.

O mau-olhado também é chamado de “olho invejoso” ou “olho gordo”, porque a pessoa que o lança tem inveja de alguma coisa. De acordo com a superstição, uma pessoa ressentida pode transmitir uma maldição, intencionalmente ou não, simplesmente por olhar para alguém ou algo com inveja. Diz-se que o mau-olhado traz doenças a qualquer coisa, desde gado a árvores frutíferas e pessoas. Alguns tentam afastar o mau-olhado com miçangas, amuletos, gestos com as mãos ou ditados supersticiosos.

Algumas traduções de Marcos 7:22 incluem “mau-olhado” como um dos pecados que começam no coração. O grego é “ophthalmos poneros” (literalmente, “olho perverso”); no entanto, isso não é uma referência a nada supersticioso. Jesus está falando de uma pessoa que está procurando se envolver no mal.

O crente em Jesus Cristo não precisa temer a superstição. Sim, Satanás é real, mas qualquer poder que ele tenha para ferir os filhos de Deus é limitado pelo próprio Deus (veja Jó 1–2). Satanás foi derrotado pela morte e ressurreição de Jesus Cristo (Colossenses 2:11-15).

Confiando no poder do Espírito Santo e usando a Palavra de Deus, o crente pode ter vitória sobre o maligno. Foi assim que Cristo derrotou Satanás e resistiu à tentação (Mateus 4:1-11). Paulo diz à igreja para ser forte no Senhor e usar a armadura espiritual que Deus nos deu (Efésios 6:10-20). Não precisamos de amuletos de boa sorte; precisamos apenas de fé em Cristo. A Bíblia nos diz: “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4).

A superstição está repleta de medo, mas “Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Aqueles que não aceitaram Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal podem ser diretamente influenciados pelo maligno, e por isso são medrosos e supersticiosos. Quando uma pessoa recebe a Cristo, ela pode viver livre do medo e da superstição, pois percebe que Satanás é um inimigo derrotado. O crente é amado por Deus, e o amor de Deus lança fora o medo (1 João 4:16-18).

© Copyright Got Questions Ministries