GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a maturidade espiritual? Como posso me tornar mais espiritualmente maduro?"

Resposta:
A maturidade espiritual é alcançada quando nos tornamos mais como Jesus Cristo. Após a salvação, todo cristão inicia o processo de crescimento espiritual, com a intenção de se tornar espiritualmente maduro. De acordo com o apóstolo Paulo, é um processo contínuo que nunca terminará nesta vida. Em Filipenses 3:12-14, falando sobre o pleno conhecimento de Cristo, ele diz a seus leitores sobre si mesmo: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Como Paulo, temos que persistir continuamente em direção a um conhecimento mais profundo de Deus em Cristo.

A maturidade cristã requer uma reordenação radical das prioridades, deixando de viver para se agradar e passando a viver para agradar e obedecer a Deus. A chave para a maturidade é a consistência, ou seja, a perseverança em fazer as coisas que sabemos nos aproximará de Deus. Essas práticas são conhecidas como disciplinas espirituais e incluem coisas como leitura/estudo da Bíblia, oração, comunhão, serviço e administração. No entanto, não importa o quanto trabalhemos nessas áreas, nada é possível sem a habilitação do Espírito Santo dentro de nós. Gálatas 5:16 nos diz que devemos "andar no Espírito". A palavra grega usada aqui para "andar" realmente significa "caminhar com um propósito em vista". Mais tarde, no mesmo capítulo, Paulo nos diz novamente que devemos "andar no Espírito". Aqui, a palavra traduzida "andar" tem a ideia de levar as coisas "passo a passo, um passo de cada vez". Trata-se de aprender a caminhar sob a instrução de outro — o Espírito Santo. Estar cheio do Espírito significa que caminhamos sob o Seu controle. Ao nos submetermos cada vez mais ao Seu controle, também veremos um aumento no fruto do Espírito em nossas vidas (Gálatas 5: 22-23). Isso é característico da maturidade espiritual.

Quando nos tornamos cristãos, recebemos tudo de que precisamos para a maturidade espiritual. Pedro nos diz: "Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude" (2 Pedro 1: 3). Deus é o nosso único recurso, e todo o crescimento vem pela graça através dEle, mas somos responsáveis por fazer a escolha de obedecer. Pedro novamente nos ajuda nesta área: "por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Pedro 1:5-8). Ser eficaz e frutífero no conhecimento do Senhor Jesus é a essência da maturidade espiritual.



© Copyright Got Questions Ministries