GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a masculinidade bíblica?"

Resposta:
No mundo pós-moderno, poucos tópicos suscitam tanta controvérsia quanto as discussões de gênero. Adicionar uma nova dimensão religiosa torna o conceito ainda mais propenso a distorções e reações emocionais. Algumas das coisas que a Bíblia diz sobre homens e mulheres, como eles se relacionam e o que Deus espera deles podem ir contra nossas preferências. Essas ideias podem entrar em conflito com nossas culturas, nossa criação ou as opiniões de nossos colegas. No entanto, a definição bíblica de masculinidade (e feminilidade) é exatamente isso: bíblica, não baseada em opiniões.

No entanto, mesmo dentro do cristianismo, há um debate significativo sobre a melhor forma de aplicar os conceitos bíblicos de masculinidade e feminilidade. A maneira de viver os papéis únicos dados por Deus a homens e mulheres não é tão fácil na prática quanto na teoria. Portanto, em vez de tentar uma explicação detalhada de todos os aspectos da masculinidade bíblica, nossa intenção aqui é apenas destacar o assunto em linhas gerais.

A masculinidade bíblica pode ser resumida em cinco princípios básicos, aos quais se espera que cada homem se conforme. Estes são 1) humildade diante de seu Deus, 2) controle de seus apetites, 3) proteção de sua família, 4) sustento de sua família e 5) liderança de sua família. Os homens que não atendem a essas expectativas não estão se comportando como “homens”, biblicamente falando, mas como algo menos nobre (Salmo 49:20). Alguns bons exemplos de masculinidade bíblica nas Escrituras são Daniel, Calebe, Josué, Paulo e, claro, Jesus.

Homens e mulheres são criados à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27), algo que nenhuma outra criatura pode reivindicar. Isso torna cada ser humano valioso e digno de respeito. E, no entanto, machos e fêmeas não são idênticos. Somos biologicamente, psicologicamente e emocionalmente distintos. Isso não é, de forma alguma, uma coisa ruim; Deus chamou Sua criação original, que incluía gêneros distintos, de algo “muito bom” (Gênesis 1:31). A masculinidade bíblica deve incluir uma visão piedosa das mulheres. Maus-tratos de mulheres, como a proibição da educação, o abuso sexual ou a negação de seus direitos civis, são violações do princípio da imagem de Deus. Também são violações as atitudes que ignoram diferenças significativas entre os sexos ou apagam os papéis de gênero.

Criticamente, observe aquelas coisas que as Escrituras não incluem como parte da masculinidade bíblica. Os homens não são chamados a serem tiranos, governando uma casa com mão de ferro e atitude de ditador. Nem são ordenados a se acovardarem e serem fracos com suas famílias. Nem os homens são chamados a impor, em nenhum sentido, os ideais bíblicos de feminilidade em suas esposas. Humildade, autocontrole, proteção, provisão e liderança são as responsabilidades do homem e suas ferramentas. Os homens são responsáveis pela liderança espiritual dentro de suas famílias, mas cada pessoa é, em última análise, responsável perante Deus por sua própria vida.

A perspectiva adequada para essa liderança vem de Efésios 5:25-32. O objetivo da vida de todo crente é tornar-se cada vez mais semelhante a Cristo (Romanos 8:29). Para os homens em seu papel dado por Deus, isso significa liderar e amar suas esposas da mesma maneira que Cristo amou a igreja: sacrificialmente (Efésios 5:2), por meio do serviço (João 13:14-15) e em amor altruísta (Efésios 5:2). 5:28). Assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são iguais, mas cumprem papéis diferentes, também homens e mulheres podem ser iguais em valor e valor espiritual, mas têm papéis diferentes a desempenhar.

O requisito fundamental para a masculinidade bíblica é um relacionamento adequado com Deus (Miquéias 6:8). Isso informa e capacita todas as outras responsabilidades que um homem tem em sua vida. Humildade significa um reconhecimento de sua imperfeição (Romanos 3:23), a aceitação de Cristo para salvação (2 Pedro 3:9) e um sentimento contínuo de dependência de Deus (1 Pedro 5:7; Hebreus 13:15). Um homem piedoso estudará, aprenderá e compreenderá a vontade de Deus (Mateus 6:33; Romanos 12:2) através da Palavra de Deus (Hebreus 4:12). Isso lhe dá as ferramentas para cumprir todas as suas outras obrigações; não torna automaticamente sua vida biblicamente correta (1 Coríntios 3:2).

Saber o que Deus quer é apenas o primeiro passo, pois a masculinidade bíblica também requer submissão a esse conhecimento. Os homens são chamados a controlar seus impulsos e apetites (1 Tessalonicenses 4:3-5), confiando em Deus para vencer as tentações (1 Coríntios 10:13). Os homens, de acordo com a Bíblia, não devem distorcer as Escrituras para conseguir o que querem (Marcos 7:8-9) ou para corresponder às suas próprias preferências (Provérbios 14:12). Em vez disso, devem seguir os mandamentos de Deus (Provérbios 1:7) em vez de seus próprios impulsos (Romanos 6:12; 1 Pedro 1:14). Isso inclui os outros requisitos da masculinidade bíblica, que podem ser difíceis de aplicar de maneira humilde e piedosa.

A masculinidade bíblica inclui a responsabilidade de proteger a família. Isso pode significar fisicamente, a ponto de entregar sua vida (Efésios 5:25). Na Bíblia, os homens são chamados a lutar para proteger suas esposas e filhos (Neemias 4:13–14); as mulheres nunca são chamadas a fazer o mesmo por seus maridos. Isso também envolve proteção espiritual – considere que Eva pecou primeiro, mas Adão foi culpado por não liderá-la (Gênesis 3:11, 17). Os homens são instruídos a “honrar” suas esposas como uma “parte mais frágil” (1 Pedro 3:7), uma frase que no contexto invoca algo precioso, caro e valioso. Proteger o cônjuge e a família de danos, tanto espirituais quanto físicos, deve ser um instinto natural para os homens cristãos.

Os homens também são chamados a serem os principais provedores de suas famílias. Obviamente, isso pode assumir diferentes formas, e as circunstâncias particulares podem mudar de acordo com quem contribui para as finanças da família. Desemprego, doença, lesão, etc., são circunstâncias, não acordos premeditados. A punição de Adão na queda foi o aumento da dor em sua responsabilidade primária dentro da família, que era ser provedor (Gênesis 3:17-19). Passagens como 1 Timóteo 5:9 descrevem o apoio às viúvas, mas não aos viúvos. Em vez disso, são os homens que devem sustentar suas próprias famílias, muito claramente (1 Timóteo 5:8). Repetidamente, a Bíblia pede aos homens que providenciem e às mulheres que cuidem do lar.

O papel de líder, tanto dentro da igreja quanto dentro do casamento, também faz parte da masculinidade bíblica. Esse requisito se origina mesmo antes da queda, onde Adão e Eva compartilharam igualdade em diferentes responsabilidades (Romanos 12:4-5). Também é visto na nomeação de Eva por Adão (Gênesis 2:23), um ato que simboliza autoridade. Conforme já referido, Cristo tem de ser o modelo para este tipo de liderança. Um homem é chamado a liderar pelo amor, pelo serviço e pelo sacrifício. Esta não é uma liderança dominadora ou uma arrogância repressiva. A liderança masculina no lar e na igreja deve refletir o relacionamento entre Cristo e a igreja.

É claro que esses princípios da masculinidade bíblica são mais fáceis de entender do que de aplicar. Nossa natureza caída nos leva a resistir à vontade de Deus (Hebreus 3:15), mesmo quando não a rejeitamos completamente (Romanos 7:23-25). A masculinidade bíblica é particularmente importante, no entanto, como parte fundamental de viver os mandamentos de Deus. Não há nada “viril”, que valha a pena ou louvável em um homem que fuja dessas responsabilidades (Provérbios 19:1; 29:1). Tampouco há nada de admirável em uma sociedade que despreze as características de um homem piedoso (Judas 1:10).

© Copyright Got Questions Ministries