GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Qual é o maior pecado?"

Resposta:
Nenhum pecado é maior que outro pecado no sentido eterno. Todo pecado nos separa de Deus, e todo pecado precisa ser expiado. Além disso, não há um "maior pecado" no sentido de pecados "mortais" e "veniais", como ensina a Igreja Católica. Todos os pecados são pecados “mortais”, pois um único pecado torna o ofensor digno de morte espiritual e separação eterna de Deus. Ao mesmo tempo, a Bíblia afirma que no dia do julgamento alguns pecados merecerão maior punição do que outros (Mateus 11:22, 24; Lucas 10:12, 14).

Jesus também se referiu a um pecado sendo “maior” (embora não “o maior”) em João 19:11. Falando a Pôncio Pilatos, Ele disse que aquele que o entregou a Pilatos era culpado de um “pecado maior”. Ele quis dizer que a culpa da pessoa que lhe entregou a Pilatos, quer fosse Judas ou Caifás, era maior que a de Pilatos por causa do ato deliberado e frio de entregar Jesus depois de ver a esmagadora evidência de Seus milagres e ensinamentos, todos demonstrando inequivocamente que Ele era o Messias e o Filho de Deus. Esse pecado foi maior do que o daqueles que eram ignorantes dEle. Isso pode indicar que aqueles que receberam conhecimento de Jesus como o Filho de Deus e ainda O rejeitam estariam sujeitos a uma punição maior do que aqueles que permanecem ignorantes sobre Ele: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado” (João 9:41).

Esses incidentes, no entanto, não provam que um pecado é "o maior pecado" de todos. Provérbios 6:16-19 é uma lista de sete pecados que Deus odeia e são detestáveis para Ele: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Entretanto, nenhum dos sete é identificado como um pecado maior do que qualquer um dos outros, e nenhum é identificado como o maior pecado.

Embora a Bíblia não cite nenhum pecado como sendo o maior pecado, ela se refere ao pecado imperdoável, que é o pecado da incredulidade. Não há perdão para uma pessoa que morre em incredulidade. A Bíblia é clara que, em Seu amor pela humanidade, Deus proveu os meios de salvação eterna - Jesus Cristo e Sua morte na cruz - para “todo o que nele crê” (João 3:16). A única condição sob a qual o perdão não seria concedido diz respeito àqueles que rejeitam o único meio de salvação. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6), deixando claro que Ele e somente Ele é o caminho para Deus e salvação. Rejeitar o único meio de salvação é imperdoável e, nesse sentido, é o maior pecado de todos.

© Copyright Got Questions Ministries