GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Existe uma lista bíblica de pecados?"

Resposta:
Muitas vezes pensamos que nossas vidas podem ser simplificadas se tivermos apenas uma lista de verificação a seguir. Temos listas de compras, listas de tarefas, listas de desejos e muito mais. Certamente, se Deus quer que tenhamos sucesso em viver para Ele, deve haver uma lista na Bíblia dos pecados a ser evitados. Quando lemos a Bíblia, certamente encontramos listas de pecados, mas também descobrimos que as listas parecem nunca terminar.

Desde o princípio, Deus disse ao homem o que era certo e errado. Para Adão no Jardim, Deus disse: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17). Quando os filhos de Israel saíram do Egito, Deus estabeleceu Sua Lei com eles no Monte Sinai. Os dez mandamentos (Êxodo 20:1-17) não eram toda a lei, mas um resumo de tudo o que Deus tinha para lhes dizer. Os livros inteiros de Levítico e Deuteronômio são dedicados a revelar aos israelitas as leis de Deus. Rabinos judeus dizem que existem 613 leis na Torá (livros de Moisés). Destas, 365 estão na categoria "não deverás ...".

Quais são alguns exemplos desses pecados? Dos Dez Mandamentos temos adoração falsa, idolatria, mau uso do nome de Deus, violação do sábado, desonra dos pais, assassinato, adultério, roubo, mentira/calúnia e cobiça. No Sermão da Montanha (Mateus 5–7), Jesus levou alguns desses mesmos pecados a um novo nível. Em relação ao assassinato, Jesus disse: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento… e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo” (Mateus 5:22). Quanto ao adultério, Jesus disse: “qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mateus 5:28). Em Gálatas 5:19-21, aprendemos: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” Apenas essas breves listas darão à maioria das pessoas muitas coisas para melhorar por toda a vida. Além das várias listas que podem ser encontradas nas Escrituras, 1 João 5:17 nos diz que “Toda injustiça é pecado”. A Bíblia não somente nos diz coisas que não devemos fazer, mas em Tiago 4:17, somos informados de que qualquer um "que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando."

Quando tentamos compilar uma lista de pecados, encontramo-nos enterrados sob a culpa de nossos próprios fracassos porque descobrimos que pecamos muito mais do que imaginamos. As Escrituras nos informam: “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las” (Gálatas 3:10). Embora essa afirmação possa parecer autodestrutiva, na verdade é a melhor notícia possível. Já que nunca podemos cumprir plenamente a Lei de Deus, deve haver outra resposta, e ela é encontrada alguns versículos depois: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (Gálatas 3:13-14). A Lei de Deus, ou a lista de pecados que encontramos na Bíblia, serve como um tutor para “nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gálatas 3:24).

© Copyright Got Questions Ministries