GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: O que é justificação? | GotQuestions.org/Portugues

Resposta:
Simplificando, justificar é declarar justo. A justificação é um ato de Deus pelo qual Ele declara um pecador justo por causa da fé desse pecador em Cristo. A ideia raiz da justificação é a declaração de Deus, o juiz justo, de que o homem que crê em Cristo, por mais pecador que seja, é justo - é visto como sendo justo, porque em Cristo ele entrou em um relacionamento justo com Deus.

Entendida corretamente, a justificação tem a ver com a declaração de Deus sobre o pecador, e não com qualquer mudança dentro do pecador. Isto é, a justificação, por si só, não torna ninguém santo; simplesmente o declara inocente diante de Deus e, portanto, tratado como santo. A verdadeira mudança em direção à santidade no pecador ocorre com a santificação, que está relacionada com a justificação, mas, por uma questão de definição, é distinta dela.

Uma passagem-chave que descreve a justificação em relação aos crentes é Romanos 3:21-26: “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.” Vários fatos importantes sobre a justificação devem ser observados:

• A justificação está à parte da lei; isto é, não podemos obter justificação através da observância de regras ou das nossas próprias boas obras.

• A justificação é possível na morte sacrificial de Cristo; é baseada no sangue derramado de Cristo.

• A justificação é o dom gratuito e gracioso de Deus concedido àqueles que recebem pela fé o sacrifício de Jesus Cristo.

• A justificação demonstra a justiça de Deus.

Relacionadas à justificação do pecador por Deus estão várias coisas:

1) A remissão da pena do pecado, que foi a morte (Romanos 3:23; 8:1; 1 Pedro 2:24).

2) A restauração do favor de Deus, que foi perdido devido ao nosso pecado (João 3:36). Assim, a justificação é mais do que uma absolvição; é aceitação total. Agora somos amigos de Deus (Tiago 2:23) e co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17).

3) A imputação da justiça, que é a contabilização da justiça de Cristo em nossa conta (Romanos 4:5–8). Somos declarados justos forensemente (legalmente) porque “aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Somos justificados, ou seja, declarados justos, no momento da nossa salvação. Jesus Cristo terminou a obra necessária para a nossa justificação na cruz. “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9). Ele foi então “ressuscitado por causa da nossa justificação” (Romanos 4:25).

Surge a pergunta: “A justificação é justa? Se Ele é santo, como pode Deus perdoar um pecador culpado?” A resposta é que a justificação não desculpa, ignora ou endossa o nosso pecado. Pelo contrário, o nosso pecado é totalmente punido, tendo Cristo assumido a pena por nós. Ele foi o nosso substituto (1 Pedro 3:18). Porque a ira de Deus é satisfeita em Cristo (Isaías 53:4-6), estamos livres da condenação (Romanos 8:1), e Deus permanece “justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26).

Porque Deus nos justifica pela graça através da fé em Cristo, agora temos paz com Deus (Romanos 5:1). Tal como Josué, o sacerdote, fomos despojados das nossas “vestes sujas” (Zacarias 3:4) e, tal como o filho pródigo da parábola, estamos agora vestidos com “a melhor roupa” (Lucas 15:22). Deus, o Pai, nos vê como perfeitos e imaculados, e devemos ser dedicados “a distinguir-nos nas boas obras” (Tito 3:14).

Romanos 5:18-19 resume a base e o resultado da justificação: “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.”

© Copyright Got Questions Ministries