GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a inveja?"

Resposta:
Uma definição simples de inveja é “querer o que pertence a outra pessoa”. Uma descrição mais completa da inveja é “um desejo ressentido e insatisfeito pelas posses, posição, fortuna, conquistas ou sucesso de outra pessoa”. A Bíblia diz que a inveja é um ato da carne, um resultado do pecado humano: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:19–21; veja também Romanos 1:29; 1 Pedro 2:1–2).

inveja e o ciúme estão intimamente relacionados e às vezes são usados como sinônimos, embora não sejam exatamente a mesma coisa. A inveja é uma reação à falta de algo que outra pessoa possui. O ciúme é uma reação ao medo ou ameaça de perder algo, ou muitas vezes alguém, que possuímos. A inveja é a angústia ou ressentimento que sentimos quando os outros têm o que não temos. O ciúme é o sentimento de medo ou suspeita que sentimos quando o que temos pode ser tirado de nós. Pode haver ciúme bom (veja 2 Coríntios 11:2), embora a Bíblia nunca fale da inveja de forma positiva.

Outra palavra na Bíblia intimamente associada à inveja é a cobiça. Cobiçar é ter um desejo excessivo de possuir o que pertence a outro. Geralmente relacionada a itens tangíveis como uma propriedade, a cobiça é um desejo intenso ou egoísta que ameaça os direitos fundamentais dos outros (Êxodo 20:17; Josué 7:21).

O primeiro caso de inveja na Bíblia aparece na história de Caim e Abel. Caim, o irmão mais velho, matou Abel por inveja porque Deus olhou favoravelmente para o sacrifício do irmão mais novo, mas não aceitou a oferta de Caim (Gênesis 4:3-5). Mais tarde, Esaú invejou seu irmão Jacó pela bênção que seu pai Isaque lhe dera (Gênesis 27:41). Raquel invejou sua irmã porque Lia deu à luz os filhos de Jacó enquanto Raquel permaneceu sem filhos (Gênesis 30:1). Saul invejava Davi por seu sucesso na batalha e sua popularidade com o povo (1 Samuel 15:6-16). Os líderes judeus prenderam Jesus porque eram invejosos (Marcos 15:10).

A Bíblia descreve claramente os efeitos devastadores da inveja. Quando se deixa crescer no coração, a Bíblia diz que a inveja leva à morte espiritual, emocional e física: "O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos" (Provérbios 14:30). E em Tiago 3:14-16, encontramos uma severa advertência sobre o pecado da inveja: “Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.”

A inveja é uma questão do coração. Jesus ensinou que a pureza e a santidade vêm de dentro da pessoa e não de ações externas (Marcos 7:14-15). A inveja é um dos muitos vícios internos ou atitudes do coração que contaminam uma pessoa: "O que sai da pessoa, isso é o que a contamina. Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo. Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa" (Marcos 7:20-23).

1 Coríntios 13:4 diz: "O amor não arde em ciúmes." Se temos inveja de nossos irmãos e irmãs em Cristo, então não os amamos. O amor de Cristo é livre de ambições e desejos egoístas (Filipenses 2:3-8). Os cristãos são chamados a renunciar à inveja: "Portanto, abandonem toda maldade, todo engano, hipocrisia e inveja, bem como todo tipo de maledicência" (1 Pedro 2:1). Como conseguimos isso? Os crentes em Jesus Cristo morreram para o pecado e foram vivificados pelo Espírito de Deus (Gálatas 2:20; Colossenses 3:3; Romanos 6:7-11). Nesse sentido, a luta entre a natureza pecaminosa e o Espírito continua, mas os cristãos têm poder por meio da habitação do Espírito Santo para fortalecê-los na luta.

Paulo ensinou em Gálatas 5:16-26 que, se andarmos pelo Espírito, viveremos pelo Espírito, permaneceremos em sintonia com o Espírito e nossas vidas produzirão o fruto do Espírito: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” (versículos 25-26).

A raiz da inveja é um coração insatisfeito. Sentimos inveja quando não podemos ter o que o nosso coração deseja. Ainda não aprendemos o segredo do contentamento (Filipenses 4:10-13), que é deleitar-se no Senhor. A maneira mais eficaz de evitar a inveja é confiar no Senhor e deleitar-se nEle: "Confie no Senhor e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade. Agrade-se do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará. Fará com que a sua justiça sobressaia como a luz e que o seu direito brilhe como o sol ao meio-dia" (Salmo 37:3-6).

© Copyright Got Questions Ministries