GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Os cristãos devem buscar a iluminação espiritual?"

Resposta:
Primeiro vamos definir “cristão”. De acordo com a Bíblia, um cristão é um discípulo de Cristo (Atos 11:26), aquele que fez de Jesus Cristo o Senhor de sua vida e “nasceu de novo” na família de Deus (João 3:3). O próprio ato de receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor é a maior iluminação espiritual, porque Jesus disse: “Eu sou a Luz do mundo” (João 8:12; 9:5). Quando o convidamos para nossas vidas, Ele envia o Espírito Santo para habitar em nosso espírito (1 Coríntios 6:19). O que estava morto por dentro ganha vida; o que era escuro torna-se claro. Assim, um cristão nascido de novo já alcançou a verdadeira iluminação espiritual.

O termo iluminação espiritual geralmente tem conotações da Nova Era e do misticismo oriental, traçando suas raízes para religiões criadas pelo homem, como o budismo, o hinduísmo e o gnosticismo. Ensinar a bondade do eu interior, o transcendentalismo ou a adoração de anjos é contrário às Escrituras (Romanos 3:23; Colossenses 2:18). Deus é o Espírito supremo, e qualquer busca por “iluminação” deve levar a Ele por meio do Seu Filho, ou é uma religião falsa (Êxodo 20:3; Isaías 45:5; João 14:6).

O objetivo da iluminação espiritual é satisfazer o desejo humano de imortalidade e propósito. As pessoas têm tentado satisfazer esse anseio por meio de uma variedade de experiências emocionais que chamam de “deus”. Entretanto, não podemos criar nossos próprios deuses. Nem podemos decidir como nos aproximaremos do Deus real. Ele já existe, e a única maneira que um ser humano pode conhecê-lo verdadeiramente é através de Seu Filho, Jesus Cristo (João 10:30; 14:6). Por causa de nosso estado pecaminoso, não podemos chegar a um Deus santo por nenhum outro meio. Todos os caminhos NÃO levam a Deus, independentemente de quão sincero o buscador possa ser (João 3:16-18). Jesus é o caminho. Qualquer religião ou movimento que ofereça outro caminho para a plenitude espiritual está se afastando da verdadeira iluminação, não em direção a ela.

Deus disse: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13). Nós o buscamos quando o conhecemos mais através da Sua Palavra (João 17:17), aceitando o sacrifício de Seu Filho pelos nossos pecados (Romanos 10:9) e vivendo uma vida guiada pelo poder do Espírito Santo (Gálatas 5:16, 25). À medida que crescemos em nossa fé, nosso entendimento se aprofunda (Provérbios 9:10; 2 Pedro 3:18). Começamos a ver a vida da perspectiva de Deus (Isaías 55:8-9) e, à medida que Lhe obedecemos, adquirimos sabedoria (Salmo 128:1; Provérbios 2:6). Então, dentro desse contexto, os cristãos devem absolutamente buscar a iluminação espiritual. Conhecer a Deus e alinhar nossa vontade com a dEle é o objetivo final da existência humana. Quanto mais conhecemos Jesus Cristo, mais iluminados somos (João 1:4-5). Qualquer outro caminho leva apenas à escuridão (Mateus 22:13).

© Copyright Got Questions Ministries