GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Qual igreja é a verdadeira igreja?"

Resposta:
Qual igreja - isto é, qual denominação do Cristianismo - é a “igreja verdadeira”? Qual igreja é aquela que Deus ama, estima e pela qual morreu? Qual igreja é a Sua noiva? A resposta é que nenhuma igreja ou denominação visível é a verdadeira igreja, porque a noiva de Cristo não é uma instituição, mas sim uma entidade espiritual composta por aqueles que, pela graça, através da fé, foram colocados em um relacionamento íntimo e próximo com o Senhor Jesus Cristo (Efésios 2:8–9). Essas pessoas, não importa em que edifício, denominação ou país estejam, constituem a verdadeira igreja.

Na Bíblia, vemos que a igreja local (ou visível) nada mais é do que uma reunião de crentes professos. Nas cartas de Paulo, a palavra igreja é usada de duas maneiras diferentes. Existem muitos exemplos da palavra igreja sendo usada simplesmente para se referir a um grupo de crentes professos que se reúnem regularmente (1 Coríntios 16:9; 2 Coríntios 8:1; 11:28). Vemos a preocupação de Paulo, em suas cartas, pelas igrejas individuais em várias cidades ao longo de sua jornada missionária. Mas ele também se refere a uma igreja que é invisível - uma entidade espiritual que tem íntima comunhão com Cristo, tão próxima como uma noiva de seu marido (Efésios 5:25, 32), e da qual Ele é o cabeça espiritual (Colossenses 1:18; Efésios 3:21). Esta igreja é composta de um grupo de indivíduos não nomeados e não especificados (Filipenses 3:6; 1 Timóteo 3:5) que têm Cristo em comum.

A palavra igreja é uma tradução da palavra grega ekklesia, que significa "uma assembleia convocada". A palavra descreve um grupo de pessoas que foram chamadas para fora do mundo e separadas para o Senhor, e é sempre usada, em sua forma singular, para descrever um grupo universal de pessoas que conhecem a Cristo. A palavra ekklesia, quando pluralizada, é usada para descrever grupos de crentes que se reúnem. Curiosamente, a palavra igreja nunca é usada na Bíblia para descrever um edifício ou organização.

É fácil cair na armadilha da ideia de que uma denominação particular dentro do Cristianismo é “a igreja verdadeira”, mas essa visão é um mal-entendido das Escrituras. Ao escolher uma igreja para frequentar, é importante lembrar que uma reunião de crentes deve ser um lugar onde aqueles que pertencem à verdadeira igreja (a entidade espiritual) se sintam em casa. Isso quer dizer que uma boa igreja local apoia a Palavra de Deus, honrando-a e pregando fielmente, proclama o evangelho com firmeza e alimenta e cuida das ovelhas. Uma igreja que ensina heresia ou se envolve em pecado acabará por ficar com poucas (ou totalmente sem) pessoas que pertencem à verdadeira igreja - as ovelhas que ouvem a voz do pastor e O seguem (João 10:27).

Os membros da verdadeira igreja sempre desfrutam de conformidade e comunhão em torno de Jesus Cristo, segundo Ele é claramente revelado em Sua Palavra. Isso é conhecido como unidade cristã. Outro erro comum é acreditar que a unidade cristã é apenas uma questão de concordar uns com os outros. A simples concordância por causa da concordância não fala a verdade em amor nem estimula uns aos outros à unidade em Cristo; antes, encoraja os crentes a evitar falar verdades difíceis. Ela sacrifica a verdadeira compreensão de Deus em favor de uma falsa unidade baseada no amor falso que nada mais é do que tolerância egoísta do pecado em si mesmo e nos outros.

A verdadeira igreja é a noiva de Cristo (Apocalipse 21:2, 9; 22:17) e o corpo de Cristo (Efésios 4:12; 1 Coríntios 12:27). Ela não pode ser contida, cercada ou definida por qualquer outra coisa que não seja seu amor por Cristo e sua dedicação a Ele.

© Copyright Got Questions Ministries