GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o homem interior?"

Resposta:
Paulo usa o termo homem interior várias vezes em suas epístolas (2 Coríntios 4:16; Efésios 3:16). Romanos 7:22-23 diz: "Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei…." O "homem interior" é uma outra maneira de descrever o aspecto espiritual de uma pessoa. O "homem exterior", em contraste, seria o seu aspecto visível e externo.

Os seres humanos foram criados por Deus com espírito, alma e corpo (Gênesis 1:27; 1 Tessalonicenses 5:23). Tem sido dito que não somos corpos com almas, mas almas com corpos. O corpo - o "homem exterior" - é a nossa habitação física através da qual experimentamos o mundo. Nossos corpos funcionam essencialmente através dos cinco sentidos e atendendo às necessidades inatas que nos levam a comer, beber e dormir. Nossos corpos não são maus, mas são dons de Deus. Ele deseja que entreguemos esses corpos como sacrifícios vivos para Ele (Romanos 12:1-2). Quando aceitamos o dom da salvação de Deus através de Cristo, nossos corpos se tornam templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20; 3:16).

Nossas almas são os centros de personalidade do nosso ser, dos quais nossa mente, vontade e emoções funcionam. Com nossas almas, escolhemos ouvir e obedecer aos desejos de nossa carne ou aos desejos do Espírito Santo (Gálatas 5:16-17, Romanos 8:9, Marcos 14:38). A alma de uma pessoa é o tribunal onde as decisões da vida são tomadas. É o lugar da vida própria e da fonte de onde se originam traços de caráter como a autoconfiança, autopiedade, autoestima e autoafirmação.

Nossos espíritos contêm o homem interior sobre o qual as Escrituras falam. Nossos espíritos são onde o Espírito de Deus tem comunhão conosco. Jesus disse: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). É dentro de nossos espíritos que nascemos de novo (João 3:3-6). O "homem interior" contém a consciência que que pode ser movida e convencida do pecado pelo Espírito Santo (João 16:8; Atos 24:16). Nossos espíritos são as partes de nós mais parecidas com Deus, com um conhecimento inato do certo e do errado (Romanos 2:14-15). 1 Coríntios 2:11 diz: "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus."

Romanos 12:1-2 nos implora que não nos conformemos com a maneira de pensar deste mundo. Em vez disso, o nosso homem interior deve ser transformado pela "renovação de nossas mentes". Essa renovação mental ocorre quando permitimos que o Espírito Santo reine livremente dentro do nosso "homem interior". Ele começa a mudar nossas ações e deseja que sejamos como Ele. Romanos 8:13-14 diz: "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."

Romanos 7 detalha a batalha muitas vezes dolorosa entre nossa carne e espírito. Nossos espíritos, renascidos pelo poder de Deus, desejam obedecer e seguir Jesus. No entanto, a carne não morre uma morte fácil. Romanos 6 explica como podemos permitir que o homem interior triunfe sobre a carne. Os versículos 6 e 7 dizem: "sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado." Até nos considerarmos "crucificados com Cristo" (Gálatas 2:20), a alma e o corpo lutam com o espírito por supremacia. Continuamos vivendo em um estado de derrota até morrermos para nós mesmos e permitirmos que o Espírito tenha o controle total de todos os aspectos de nossas vidas, tanto do homem interior quanto do exterior.

É o desejo e o plano de Deus que os seres humanos vivam sempre dirigidos pela natureza renascida, que está em sintonia com o Espírito de Deus. No entanto, nossas naturezas caídas querem governar, e então a batalha espiritual se agrava. Romanos 7:24 coloca uma pergunta que cada seguidor dedicado de Cristo pergunta: "Quem me livrará do corpo desta morte?" O versículo 25 responde a essa pergunta: "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!" Entregar esse homem interior ao controle do Espírito Santo anda lado a lado com a contínua vitória sobre nossa carne caída.

© Copyright Got Questions Ministries