GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Deve haver hierarquia na família?"

Resposta:
O assunto da hierarquia nas famílias certamente levantará sobrancelhas sempre que for mencionado. Uma razão pela qual muitas vezes somos sensíveis a esse assunto é devido à nossa compreensão errônea de como Deus vê a hierarquia. Na visão do mundo, a hierarquia familiar é sinônimo de dominação, controle e superioridade. Mas essas coisas são contrárias ao ideal de Deus para a família. O sistema mundial classifica pessoas ou grupos de acordo com a sua importância e responde a eles de acordo. No sistema de Deus, para ser o maior significa que devemos nos tornar servos de todos (Marcos 10:42-44). Deve haver hierarquia nas famílias cristãs, mas não da maneira que poderíamos naturalmente impô-la.

Quando Deus criou a família, Ele começou com um homem e uma mulher (Gênesis 1:27). Ele então os instruiu a “serem frutíferos e se multiplicarem” (Gênesis 1:28). Quando Adão e Eva pecaram, Deus puniu cada um deles de maneiras diferentes. Parte do castigo de Eva foi que ela seria movida pelo desejo de controlar seu marido, mas Deus colocaria o homem sobre ela em autoridade (Gênesis 3:16). Embora isso fosse parte da maldição de Eva, também era a maneira de Deus proteger as mulheres no futuro. Ele havia criado Eva diferente de Adão e, para que trabalhassem juntos de forma complementar, apenas um poderia estar no comando. Sem hierarquia, temos anarquia.

Efésios 5 retoma esse tema e elabora os papéis de marido e mulher. Paulo começa a seção sobre família no versículo 21 com “... sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Com essa mentalidade, estamos preparados para aceitar as especificidades da hierarquia de Deus para a família. Sem a disposição de viver em submissão mútua, facilmente distorceremos e destruiremos a dinâmica pela qual Deus projetou as famílias para prosperar.

Deus deu ao marido o papel de líder-servo, assim como Jesus Cristo era um líder-servo (Marcos 10:45). As responsabilidades do homem são de amar sua esposa sacrificialmente (Efésios 5:25), cuidar dela como cuidaria do seu próprio corpo (Efésios 5:28-29), viver com ela de maneira compreensiva (1 Pedro 3:7) e criar seus filhos na “disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Deus colocou toda a responsabilidade pela saúde da família sobre os ombros do marido. Os maridos e pais devem prestar contas de seu serviço ao Senhor pela maneira como serviram, lideraram e amaram a família.

À esposa, Deus dá o papel de auxiliadora na hierarquia familiar (Gênesis 2:18). Em vez de indicar subserviência ao homem, a palavra auxiliadora também é usada para o Senhor: “Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo” (Salmo 33:20; cf. Salmo 124:8). Jesus usou o termo Consolador (que significa Ajudador) para descrever o papel do Espírito Santo em nossas vidas (João 14:17, 26). Assim, enquanto Deus coloca a maior parte da responsabilidade familiar sobre o marido, Ele coloca um fardo mais leve sobre a esposa e a instrui a se submeter à liderança do seu marido, à medida que o marido se submete a Cristo em todas as coisas (Efésios 5:22-24). Um marido sábio busca a opinião da sua esposa nas decisões familiares, mas uma esposa sábia sabe quando dar um passo atrás depois de expressar sua opinião. Idealmente, marido e mulher estão de acordo sobre as decisões da família. Entretanto, nas ocasiões em que não concordam, a esposa fica livre da responsabilidade assim que expressa suas opiniões. Ela pode então confiar no Senhor para trabalhar em seu favor através das decisões do seu marido, certas ou erradas. O Senhor tem maneiras de proteger uma esposa obediente, apesar das consequências que Ele deve impor contra um marido errante.

Depois de Cristo, marido e então esposa, os filhos são os últimos na hierarquia familiar. As crianças nunca devem governar o lar. Pais que permitem que seus filhos corram soltos, desobedeçam, desrespeitem e sigam seu próprio caminho estão demolindo a hierarquia de Deus para a família. Efésios 6:1 diz: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” Quando os pais exigem obediência dos seus filhos, eles estão treinando esses filhos a como responder a Deus. Deus não nos permite correr soltos, desobedecer, desrespeitar e seguir nosso próprio caminho sem consequências severas. Os pais podem modelar seu estilo parental segundo o Pai celestial e saber que têm o melhor exemplo possível (2 Coríntios 6:18).

Deus instituiu a hierarquia na família para o nosso próprio bem. Cristo deve estar sempre em primeiro lugar (1 Coríntios 11:3). Sua Palavra e Seu exemplo devem ser o padrão em um lar cristão. À medida que marido e mulher buscam o Senhor juntos, eles compartilham o papel de liderança para o lar e os filhos. Quando cada membro da família procura honrar seu papel como forma de honrar a Deus, a família floresce e as necessidades de todos são atendidas.

© Copyright Got Questions Ministries