GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa ter uma forma de piedade, mas negar o seu poder?"

Resposta:
Em 2 Timóteo 3, o apóstolo Paulo descreve a natureza das pessoas nos últimos dias. Em sua descrição, ele adverte sobre pessoas caracterizadas como “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (versículo 5). Paulo então emite esta ordem: “Foge também destes.”

Paulo frequentemente usa contraste para enfatizar um atributo que deseja destacar. Em 2 Timóteo 3:1-4, ele dá a Timóteo uma longa lista de comportamentos e atitudes pecaminosos que são contrários à vontade de Deus. No versículo 5, Paulo diz a Timóteo para evitar aqueles que afirmam ser cristãos com suas bocas – que têm uma “forma” de piedade – mas que agem como incrédulos – negando o poder da piedade.

Os que têm uma aparência de piedade são aqueles que fazem uma exibição externa de religião. Apresentam-se como piedosos, mas é tudo para exibição. Não há poder por trás de sua religião, como evidenciado no fato de que suas vidas permanecem inalteradas. Tais pessoas falam de Deus e vivem em pecado, e estão bem com esse arranjo.

Esses falsos cristãos são destrutivos. Paulo adverte que “penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 3:6-7). Ele os compara aos magos iníquos que se opuseram a Moisés e adverte que suas mentes tolas e corruptas serão reveladas a todos eventualmente (versículos 8–9).

O poder de Deus, que deve acompanhar a forma de piedade, é demonstrado pelo Espírito Santo e resulta na transformação de nossas vidas. O Espírito Santo habita no crente (1 Coríntios 6:19) e o capacita a produzir certos frutos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esses são os atributos de um verdadeiro cristão, em oposição à lista de pecados de Paulo em 2 Timóteo 3:1-4.

A exortação de Paulo a Timóteo está de acordo com a explicação de Tiago sobre como identificar uma fé verdadeira (Tiago 2:14-26). A verdadeira fé será evidenciada pelas boas obras, que ocorrerão naturalmente. Se uma pessoa diz que é cristã, mas não mostra nenhuma evidência em sua vida do fruto do Espírito, temos que fazer um julgamento sobre ela e evitá-la. Ela pode ter uma forma de piedade, mas está negando o poder de Deus ao não se deixar controlar pelo Espírito. De fato, se sua fé não é genuína, ela não pode ser controlada pelo poder de Deus, porque o Espírito Santo não habita nela.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14). A pessoa natural pode ter uma forma de piedade, mas nega o poder de Deus na maneira como vive. Somente a fé em Jesus Cristo pode trazer a justificação e a transformação de que precisa tão desesperadamente (Colossenses 1:21–22; Romanos 5:1–2).

© Copyright Got Questions Ministries