GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre crianças desobedientes?"

Resposta:
Desde a criança pequena que acabou de aprender a palavra “não” à criança mais velha agindo em desafio intencional, todos os pais enfrentam o desafio de crianças desobedientes. E, no cerne da questão, a desobediência não é apenas um problema infantil. A Bíblia nos mostra que todos nós combatemos o desejo de nos governar e fazer o que quisermos porque todos nascemos em pecado e rebelião (Salmo 51:5; Efésios 2:3; Romanos 3:10; 7:17-21). Essa batalha contra o autogoverno pode desencadear uma guerra total contra nossos filhos se a desobediência deles for deixada sem controle; uma guerra que afetará suas relações futuras com professores, empregadores, amigos, cônjuges, pais idosos e até mesmo com o Pai Celestial. No entanto, quando nos voltamos para a Bíblia, encontramos grande esperança no fato de que Deus dá as ferramentas para treinar e disciplinar crianças desobedientes e até mesmo promete bênção para aqueles que aprendem e crescem em obediência.

A ordem para honrar e obedecer aos pais permeia a Escritura, começando em Êxodo, quando Deus dá os Dez Mandamentos (Êxodo 20:12), por todo o Antigo Testamento (Levítico 19:3; Deuteronômio 5:16; Provérbios 1:8; 6:20–21; 23:22) até o Novo. Tanto Jesus como o apóstolo Paulo reafirmam o quinto mandamento (Mateus 15:4; 19:19; Efésios 6:1–3; Colossenses 3:20) e a promessa que vem com ele. As crianças recebem o encorajamento de que sua obediência traz bênçãos e vida longa (Êxodo 20:12; Jeremias 35:17-19; Efésios 6:3; Colossenses 3:20), enquanto filhos desobedientes que desonram seus pais são admoestados que seu comportamento trará castigo e vergonha (Levítico 20:9; Deuteronômio 21:18; 27:16; Provérbios 10:1; 15:5; 20:20; 30:17; Mateus 15:4). A desobediência generalizada aos pais caracterizará a sociedade no fim dos tempos (2 Timóteo 3:2).

A nação de Israel, a quem Deus chama de Seus filhos (Êxodo 4:22), fornece um exemplo para crianças desobedientes. Repetidamente, Deus ordena a Israel que lhe obedeça, prometendo grande bênção pela obediência e terríveis consequências pela desobediência. Nos dias de Josué, a nação de Israel obedeceu a Deus e foi abençoada com a vitória sobre seus inimigos (Josué 11:23). Mais tarde, como mostra todo o livro de Juízes, a desobediência de Israel trouxe problemas.

A Bíblia ensina a necessidade de corrigir crianças desobedientes. A disciplina é uma parte da vida para todos, e aqueles que se rebelam contra a autoridade dos pais devem ser castigados. Provérbios 19:18 diz: “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.” Nesse versículo, a disciplina de uma criança é apresentada como uma questão de vida ou morte. A desobediência, deixada sem controle, levará uma criança a uma eventual ruína. Provérbios 13:24 diz: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” Aqui, o amor e a disciplina cuidadosa andam de mãos dadas. A ideia de que um pai “amoroso” nunca disciplinará uma criança é refutada. Fechar os olhos para a rebelião é odiar a criança rebelde.

Efésios 6 é uma passagem-chave. O versículo 1 fala às crianças: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” Isto é, a obediência aos pais é o dever dado por Deus a todas as crianças. Contanto que os mandamentos dos pais não violem a Palavra de Deus, a criança deve obedecer. O versículo 4 fala aos pais: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” É dever dos pais treinar seus filhos de maneira piedosa e instruí-los na Palavra do Senhor. Ao fazê-lo, os pais preparam seus filhos para a melhor chance de uma vida longa e próspera neste mundo (versículo 3) - e também para os tesouros no céu (Mateus 6:20; Gálatas 6:8–9; Efésios 1:3– 4).

© Copyright Got Questions Ministries