GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso aprender a confiar na fidelidade de Deus?"

Resposta:
Muitos lugares nas Escrituras exaltam a fidelidade de Deus. Lamentações 3:22–23 diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Então, o que é fidelidade?

A palavra hebraica traduzida como “fidelidade” significa “firmeza, estabilidade, lealdade”. O oposto de ser fiel é estar sempre mudando ou não ser confiável. O Salmo 119:89-90 diz: “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada no céu. A tua fidelidade se estende de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece.” Aqui a fidelidade é equiparada à Palavra de Deus. Deus fala a verdade sem fim. Se Deus falou algo mil anos atrás, ainda está de pé hoje. Ele é fiel à Sua Palavra, porque a Sua Palavra é uma expressão do Seu caráter. As promessas que Deus fez ainda são verdadeiras porque Ele não muda (Malaquias 3:6). Vemos isso ilustrado de uma perspectiva humana em um casal casado há muitos anos. Quando a esposa está em seu leito de morte, seu marido está sentado próximo, segurando a sua mão. Ele não a deixará, mesmo que ela não o reconheça mais. Ele é fiel às promessas que fez a ela. Da mesma forma, Deus permanece fiel às Suas promessas, embora muitas vezes sejamos infiéis a Ele (2 Timóteo 2:13).

Aprendemos a confiar no caráter de uma pessoa quando passamos a conhecê-la. Não confiaríamos nossa conta bancária a um estranho que encontramos na fila do correio - não temos experiência com ele. Não conhecemos o seu caráter. Antes de conhecermos a Deus, temos medo de confiar nEle. Ainda não sabemos quem Ele é ou o que pode fazer. Aprendemos a confiar em Deus quando conhecemos o Seu caráter. Existem três maneiras de conhecê-lO: estudando Sua Palavra, revisando o Seu trabalho em nossas próprias vidas e aprendendo a seguir a Sua voz.

Quando estudamos a Palavra de Deus, surge um padrão. Aprendemos que Deus nunca muda e nunca mente (Números 23:19; 1 Samuel 15:29). Aprendemos através das Escrituras que Deus nunca falhou no passado (Isaías 51:6). Ele sempre foi fiel à Sua Palavra enquanto trabalhava na vida dos antigos israelitas. Quando disse que faria algo, Ele o fez (Números 11:23; Mateus 24:35). Começamos a construir confiança no Seu caráter comprovado. Podemos confiar que Deus será fiel a Si mesmo. Ele nunca deixará de agir como Deus. Ele nunca deixará de ser soberano, santo e bom (1 Timóteo 6:15; 1 Pedro 1:16).

Aprendemos através da nossa própria história que Ele também nunca nos falhou. Uma ordem que Deus frequentemente dava aos israelitas era: “Lembrem-se” (Deuteronômio 8:2; Isaías 46:9). Quando os israelitas se lembravam de tudo que Deus havia feito em seu favor, eles poderiam confiar mais facilmente nEle para o futuro. Precisamos nos lembrar intencionalmente de todas as maneiras pelas quais Deus providenciou para nós e nos libertou no passado. Manter um diário de oração pode ajudar com isso. Quando nos lembramos das maneiras pelas quais Deus tem respondido às nossas orações, isso nos equipa para continuar pedindo e esperando respostas. Quando nos achegamos a Ele em oração, sabemos que Ele sempre nos ouve (1 João 5:14; Salmo 34:15). Ele provê tudo de que precisamos (Filipenses 4:19). E sempre fará com que tudo coopere para o nosso bem quando confiamos nEle (Romanos 8:28). Aprendemos a confiar na fidelidade futura de Deus quando nos lembramos de Sua fidelidade passada.

E também podemos aprender a confiar nEle quando aprendemos a distinguir Sua voz das outras que competem por atenção. Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27). Nós, que pertencemos a Jesus, precisamos cultivar a capacidade de ouvi-lO. Ele fala principalmente através da Sua Palavra, mas também pode falar através de outras pessoas, através das circunstâncias e através da confirmação interior do Espírito Santo (Romanos 8:16). À medida que lemos e meditamos cuidadosamente nas Escrituras, o Espírito Santo muitas vezes desperta nossos corações para um versículo ou passagem e nos ajuda a reivindicá-lo e aplicá-lo à nossa situação atual. O que o Espírito nos mostra em Sua Palavra deve ser tomado pela fé como Sua mensagem para nós. Construímos confiança quando reivindicamos as Suas promessas e as aplicamos em nossas vidas.

Acima de tudo, Deus ama quando demonstramos fé (Hebreus 11:6). Fé é confiar no Seu caráter antes de vermos como Ele vai resolver as coisas. Ele nos deu a Sua Palavra, e Suas promessas ainda permanecem. À medida que vemos as maneiras pelas quais Deus cumpre as Suas promessas, nossa confiança em Sua fidelidade cresce. Assim como a nossa confiança em outras pessoas cresce com a interação diária, nossa confiança em Deus cresce da mesma maneira. Confiamos nEle quando O conhecemos, e conhecê-lO é confiar nEle. Quando O conhecemos, podemos descansar em Sua bondade, mesmo quando não entendemos as circunstâncias que parecem contradizê-la. Podemos confiar que o plano de Deus para nós prevalecerá (Provérbios 19:21). Assim como uma criança confia em um pai amoroso, podemos confiar que o nosso Pai celestial sempre fará o que é certo.



© Copyright Got Questions Ministries