GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Devemos ficar de pé durante a leitura da Bíblia?"

Resposta:
Em Neemias 8:5, o sacerdote Esdras reuniu o povo que havia reconstruído o muro de Jerusalém para a leitura da lei de Deus: “E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.” Algumas igrejas hoje seguem essa tradição e ensinam que devemos ficar de pé durante a leitura da Palavra de Deus.

Ficar de pé para ouvir a leitura da Bíblia é certamente um sinal de respeito. No entanto, não existe um mandamento bíblico que ensine que as pessoas tenham que permanecer de pé quando as Escrituras são lidas. Na verdade, Esdras não estava lendo a Bíblia em uma igreja. Esdras leu a Torá, de pé em uma plataforma externa em Jerusalém, em um evento único centenas de anos antes do início da igreja (veja Atos 2). Embora muitos princípios positivos possam ser extraídos desta passagem, não há uma ordem explícita para repetir esta ação durante as reuniões da igreja de hoje.

Além disso, o ficar de pé que ocorreu em Neemias 8:5 não durou muito. O versículo seguinte declara: “Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra” (Neemias 8:6).

Os versículos 7–8 acrescentam: “os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.” Esses homens ajudaram a interpretar e possivelmente traduzir os ensinos da Lei para o povo de Jerusalém.

Neemias 8:12 diz que o dia em que Esdras leu as Escrituras foi um dia de alegria: “Então todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas.” Como diz o Salmo 119:162: “Regozijo-me com a tua palavra, como quem acha grande despojo.”

Ao ouvir a Palavra de Deus, os israelitas aprenderam sobre a Festa dos Tabernáculos. Eles decidiram celebrar pela primeira vez desde o retorno a Jerusalém. A festa durou sete dias, seguida de um dia sagrado sem trabalho.

Como o povo de Judá durante os dias de Esdras, devemos sempre mostrar respeito pela Palavra de Deus. Ficar de pé enquanto é lida é uma forma de mostrar respeito, mas existem outras maneiras. A melhor maneira de mostrar respeito pela Palavra de Deus é obedecê-la e permitir que transforme nossas vidas. “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11).