GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a feminilidade bíblica?"

Resposta:
A feminilidade bíblica é o caráter distintivo de uma mulher conforme definido pela Bíblia. Quando Deus criou dois gêneros (Gênesis 1:27; 5:2; Mateus 19:4), Ele também instituiu papéis diferentes para cada gênero. Ele projetou os corpos e cérebros de homens e mulheres para trabalhar de forma diferente e cumprir papéis complementares. Um homem não precisa agir como uma mulher porque ele nunca pode ser uma mulher. Ele nunca pode processar informações como uma mulher, porque seu cérebro, seu DNA e todo o seu ser são masculinos. O mesmo vale para as mulheres que tentam ser homens.

A busca pela feminilidade bíblica começa no mesmo lugar em que começa a masculinidade bíblica. Gálatas 3:28 afirma que “não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Em Cristo, temos igual valor e igual responsabilidade de obedecer e servir ao Senhor. Todos os mandamentos bíblicos sobre rendição (Romanos 12:1–2), serviço (Romanos 12:1) e dedicação (1 Coríntios 7:33–35) se aplicam igualmente a homens e mulheres.

Assim, a instrução da Bíblia para qualquer mulher que almeja a feminilidade bíblica começa com ela nascendo de novo (João 3:3). Ela deve ter se tornado uma “nova criatura” em Cristo (2 Coríntios 5:17) e levar a sério as palavras de Jesus sobre a necessidade de permanecer nEle (João 15:1-5). A Palavra de Deus deve ser a autoridade final na vida porque, se essa autoridade não for clara para ela, então ela se tornará uma juíza das Escrituras em vez de deixar que as Escrituras a julguem. Isso leva a perigo e eventual colapso moral (veja Romanos 1:22–25).

Um erro comum ao discutir a feminilidade bíblica é misturar estereótipos culturais com a verdade bíblica. Esse erro tem impedido milhões de mulheres de perseguir seus sonhos e desenvolver seus dons. Muitas atividades ou carreiras eram consideradas “apenas para homens”, e esperava-se que as mulheres ficassem em casa e fossem domésticas. No entanto, a feminilidade bíblica não significa que toda mulher deva se conformar a um padrão social de feminilidade. Para algumas mulheres, abraçar sua feminilidade significa que seguirão carreiras na medicina, construção ou aplicação da lei porque Deus as dotou para servir nessas áreas. Para outros, criar filhos e construir um lar é a realização de seus desejos dados por Deus.

1 Pedro 3:3–4 nos esclarece os objetivos de Deus para Suas filhas. Embora Pedro esteja falando especificamente para as esposas, esta instrução se aplica a todas as mulheres que buscam a feminilidade bíblica: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” A Bíblia não dá instruções semelhantes aos homens, o que revela o entendimento de Deus sobre as mulheres que Ele criou. Deus sabe que as mulheres geralmente se concentram mais em sua aparência externa do que a maioria dos homens. Ele também sabe que a beleza física de uma mulher é frequentemente explorada, banalizada e usada para fins egoístas. Então Ele a deixa saber que sua verdadeira beleza não é encontrada lá, do lado de fora. Ele quer que Suas filhas cavem mais fundo para encontrar o reflexo de Si mesmo que Ele colocou dentro delas.

A passagem em 1 Pedro não é uma condenação da beleza exterior, mas um redirecionamento de foco. Um rosto de modelo com um espírito grosseiro e mesquinho não atrai as pessoas pelas razões certas (Provérbios 31:30). Uma aparência atraente rapidamente perde seu apelo para os mais próximos de uma mulher de caráter pobre. Mas uma mulher que anda com Deus irradia a glória de Deus para todos que encontra. Uma mulher que modela a feminilidade bíblica tem um espírito gentil e quieto, mas também pode liderar uma corporação, chefiar uma equipe de manutenção ou descobrir curas médicas. Na verdade, quando ela permite que o Espírito Santo a controle, Deus abençoa o seu dom natural para realizar ainda mais do que ela poderia se tentasse ter sucesso à sua maneira. Quando uma mulher volta sua atenção para a beleza de sua alma, sua atratividade se torna a causa de sua exaltação e não de sua exploração. À medida que ela se concentra em desenvolver a bondade, a gentileza e o autocontrole (Gálatas 5:22), ela se torna mais parecida com Jesus, cuja atratividade não era externa; no entanto, o mundo nunca produziu tanta beleza (Isaías 53:2).

Como a maioria das mulheres será esposa em algum momento de suas vidas, a feminilidade bíblica afeta o relacionamento marido/esposa. De acordo com as Escrituras, o papel da esposa é diferente do papel do marido, mas não inferior. Efésios 5:22-23 é a passagem mais frequentemente citada em relação ao papel da esposa: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” No entanto, erramos quando tratamos esta passagem como um mandamento independente para as mulheres. Essa passagem se encontra entre comandos ainda mais fortes para a igreja em geral. O versículo 21 começa esta seção com: “... sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. O restante da seção instrui os maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (versículo 25). A ordem para as esposas é meramente um reflexo da atitude que todo crente deve adotar (Filipenses 2:3). Quando um marido piedoso ama sua esposa da maneira que Cristo ama a igreja, uma esposa piedosa tem pouca dificuldade em se submeter à sua liderança.

A feminilidade bíblica é mais do que uma carreira ou a capacidade de reproduzir e nutrir. Porque cada ser humano carrega uma faceta única da própria natureza de Deus (Gênesis 1:27), nós O glorificamos quando refletimos essa natureza para o mundo. As mulheres podem revelar a glória de Deus de maneiras únicas para seu gênero, assim como os homens. Neste dia confuso, quando a identidade de gênero se tornou uma questão de preferência, é vital que aqueles que conhecem e amam a Deus e Sua Palavra permaneçam fundamentados em Sua verdade. Deus projetou os homens para refletir a Sua glória através da masculinidade bíblica. Ele projetou as mulheres para refletir outros aspectos da Sua glória através da feminilidade bíblica. Quando todos buscarmos honrá-lo em todas as partes de nossas vidas, viveremos harmoniosamente, cumprindo papéis complementares ao executarmos a missão que Jesus deu a todos nós (Mateus 28:19).

© Copyright Got Questions Ministries