GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa o lema ‘a fé em busca da compreensão’?"

Resposta:
O lema "a fé em busca da compreensão" é considerado uma das definições clássicas da teologia. A declaração é originalmente traduzida do latim fides quaerens intelectum. "A fé em busca da compreensão" significa que a fé em Deus revelada em Jesus Cristo solicita uma busca questionadora por um entendimento mais profundo.

A frase exata “a fé em busca da compreensão” foi introduzida por Anselmo de Cantuária (1033–1109), um monge, teólogo e arcebispo de Cantuária, em seu livro Proslogium (Proslógio).

Antes de Anselmo, Agostinho de Hipona (354-430 DC) cunhou uma frase em latim semelhante: Crede ut intelligas, ou "crer para compreender." Agostinho acreditava que o conhecimento de Deus vem antes da fé nEle, mas a fé em Deus traz consigo um desejo constante de um entendimento mais profundo. Para simplificar, os cristãos desejam sinceramente entender aquilo em que acreditam.

Anselmo concordou com Agostinho. Ele acreditava que a fé é necessária para o entendimento, mas também que a razão é essencial para o entendimento. Para Anselmo, a fé cristã coloca em movimento uma busca para conhecer e compreender Deus e o que acreditamos sobre Ele.

A fé, segundo Anselmo, faz com que os crentes busquem compreensão pela alegria de conhecer a Deus e amá-lO. Em seu livro Fé Buscando Compreensão: Uma Introdução à Teologia Cristã, Daniel L. Migliore explica: “Para Anselmo, a fé busca a compreensão, e a compreensão traz alegria”. O próprio Anselmo escreveu em Proslogium (Proslógio): "Rogo-te, ó Deus, que permita-me conhecer-te e amar-te, para que eu possa me alegrar em ti."

A Bíblia promove a ideia da fé em busca do entendimento. Jesus ensinou que o maior mandamento nos desafia a amar o Senhor de todo o nosso entendimento (Mateus 22:37). Falando aos discípulos em uma de Suas aparições após a ressurreição, Jesus “lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lucas 24:45). A fé é o que vence o mundo (1 João 5:4), mas essa fé é acompanhada pela compreensão de Deus: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro” (versículo 20).

Em uma discussão sobre o lema de Anselmo, a Enciclopédia de Filosofia de Stanford esclarece dois equívocos. Muitos confundem “a fé em busca da compreensão” como significando que Anselmo esperava substituir fé por entendimento, mas isso está longe de ser verdade. Para Anselmo, fé é um amor ativo por Deus em busca de um conhecimento mais profundo de Deus.

Em segundo lugar, muitos filósofos pensam que a “a fé em busca da compreensão” pertence apenas aos crentes porque começa com a fé. Mas Anselmo acreditava que a razão por si só era suficiente para convencer até mesmo uma pessoa moderadamente inteligente da existência de Deus. O livro Monologion (Monológio) de Anselmo começa com estas palavras: “Se alguém não sabe, seja porque não ouviu ou porque não acredita, que existe uma natureza, suprema entre todas as coisas existentes, a única que é autossuficiente em sua felicidade eterna, que através de sua bondade onipotente concede e faz acontecer que todas as outras coisas existam ou tenham qualquer tipo de bem-estar, e muitas outras coisas que devemos acreditar sobre Deus ou sua criação, acho que ele poderia pelo menos se convencer da maioria dessas coisas apenas pela razão, se for moderadamente inteligente.”

O lema de Anselmo de "a fé em busca da compreensão" formou a base do sistema teológico e filosófico medieval conhecido como Escolástica, que buscava unir fé e razão em um sistema coerente.

© Copyright Got Questions Ministries