GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como a Bíblia define uma boa família cristã?"

Resposta:
Tecnicamente, a Bíblia não define uma boa família cristã, porque esse termo não é encontrado na Bíblia. No entanto, a Bíblia delineia o que é uma família e transmite a sua importância. Quando passamos a ter uma compreensão bíblica da família, podemos aplicar cuidadosamente os adjetivos boa e cristã.

O ideal bíblico de uma família é um homem e uma mulher unidos pelo casamento para se tornarem “uma só carne” por toda a vida (Gênesis 2:24) e ter filhos que criam até a idade adulta. Idealmente, então, uma família “cristã” seria um homem e uma mulher crentes unidos pelo casamento e criando filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). E uma “boa” família cristã seria aquela que possui todas as qualidades necessárias para ser “cristã” e “família”.

Observe que o descrito acima é o ideal de uma boa família cristã. Vivemos em um mundo quebrado e os ideais raramente são alcançados. Cada um de nós está manchado pelo pecado e "carecemos da glória de Deus" (Romanos 3:23). Isso afeta nossos casamentos, nossas famílias e muito mais. Então, o que vemos com mais frequência na igreja são famílias imperfeitas - famílias em dificuldades - lutando para reagir como cristãos ao sofrimento que os cerca. É a resposta de uma família às provações e disfunções que podem ser corretamente chamadas de "cristãs" ou "boas".

Portanto, uma boa família cristã pode ser aquela em que nem todos os papéis estão presentes. Um casal sem filhos que busca a Deus e cresce em Cristo ainda é uma boa família cristã, mesmo sem filhos. Uma mãe solteira que faz tudo o que pode para pagar as contas e dar formação espiritual aos filhos está à frente de uma boa família cristã. Um pai solteiro que ama seus filhos e lhes ensina a Bíblia está no comando de uma boa família cristã. Isso é verdade independentemente de a condição de solteiro ser o resultado da morte de um cônjuge ou de um divórcio.

Uma boa família cristã pode ser aquela em que vários membros da família estão tendo dificuldades com alguns problemas sérios. Um marido tem dificuldade com vícios, uma esposa luta contra a depressão, um filho se rebela, uma filha foge: é a resposta a cada uma dessas crises que prova que uma família é "boa" e "cristã". Uma boa família cristã não é perfeita; ela é aquela que busca seguir os princípios bíblicos em todas as circunstâncias, que clama a Deus por ajuda e que deseja proporcionar um lugar edificante de estabilidade e crescimento mesmo em meio às dificuldades.

É impossível ter uma boa família cristã sem amor. Como sabemos, o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:7). Os crentes em uma unidade familiar entendem intuitivamente que o amor de Deus é o vínculo que os une, e eles tentarão mostrar esse amor uns aos outros de maneira prática.

Uma boa família cristã pode não conseguir viver de acordo com o ideal bíblico. Na verdade, muito pode estar em falta. Apesar de suas falhas, pode ser uma representação perfeita do poder redentor de Cristo e da natureza duradoura do amor.

© Copyright Got Questions Ministries