GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "O que é o evangelho social?"

Resposta:
O termo evangelho socialde hoje, não no mundo vindouro.

O evangelho social está relacionado ao liberalismo teológico. Um teólogo que viveu durante o auge do movimento do evangelho social descreveu a mensagem do evangelho social desta forma: "Um Deus sem ira trouxe homens sem pecado para um reino sem julgamento por meio das ministrações de um Cristo sem cruz" (Niebuhr, H. Richard, O Reino de Deus na América,Harper & Row, 1937, p. 193, em inglês). De acordo com o evangelho social, a melhora da sociedade equivale à salvação. As pessoas são basicamente boas, de acordo com o evangelho social, e a sociedade gradualmente se torna mais moral. Se alimentarmos pessoas suficientes, educarmos crianças suficientes, cavarmos poços suficientes e redistribuirmos riquezas suficientes, veremos a manifestação do reino de Deus. Se pregarmos suficientemente o amor, a justiça, a fraternidade e a boa vontade para com os homens, então o que resta de ganância e egoísmo na humanidade desaparecerá e a bondade abrirá caminho.

Para obter uma perspectiva cristã do evangelho social, temos que olhar para Jesus, que viveu em uma das sociedades mais corruptas e injustas da história. Jesus nunca fez um chamado para mudanças políticas, embora muitos de Seus seguidores ansiassem por ação política (veja João 6:15). Jesus não trabalhou para obter uma mudança social, como tal. Sua missão era espiritual. Ele não veio para erradicar a pobreza, mas para eliminar o pecado (João 1:29); Sua causa não era garantir que todos os trabalhadores fossem tratados com justiça, mas justificar as pessoas diante de Deus (Romanos 4:25). Jesus disse que a pobreza seria um problema contínuo neste mundo (Marcos 14:7), embora o dinheiro não seja o mais importante (Mateus 6:24); devemos buscar ser ricos para com Deus (Lucas 12:21). Jesus não veio à Terra para ser um reformador político ou social. Ele pregou a necessidade de fé, a necessidade de nascer de novo e de confiar totalmente em Deus. Seu evangelho muda o coração das pessoas por meio da obra transformadora do Espírito Santo e, à medida que os corações mudam, a sociedade também muda.

Jesus demonstrou profunda compaixão pelos pobres, doentes, desprivilegiados e marginalizados da sociedade. Ele curou inúmeras pessoas de suas doenças físicas. O resumo que Cristo fez de Sua obra pública foi que "os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho" (Mateus 11:5). Ele causou muita alegria entre os desprivilegiados da sociedade. No entanto, Jesus sempre se concentrou nas necessidades espirituais. Quando curou o paralítico que lhe foi trazido em uma maca, Cristo primeiro disse a ele: "Homem, os seus pecados estão perdoados" (Lucas 5:20). Depois de curar o coxo na piscina, Cristo disse a ele para "não pecar mais" (João 5:14). O problema que Jesus mais queria resolver não era a imobilidade, mas a iniquidade.

A Bíblia constantemente promove a ajuda aos pobres e aflitos, aos órfãos e às viúvas e aos que não podem se sustentar. “O justo se interessa pelo direito dos pobres, mas o ímpio não se importa com isso” (Provérbios 29:7; veja também Provérbios 31:8-9; Isaías 1:17; Mateus 25:34-40; Tiago 1:27). Por outro lado, a Bíblia deixa claro que o problema básico da humanidade é espiritual. Somos pecadores longe de Deus, e precisamos de um Salvador. Jesus alimentou as multidões, mas depois passou a se oferecer como o alimento de que realmente precisavam: o Pão da Vida (João 6).

O evangelho social está mais preocupado com as circunstâncias aqui na terra. O verdadeiro evangelho, embora não ignore as circunstâncias físicas, está mais preocupado com o estado da alma das pessoas e seu destino eterno. Podemos cavar um poço em uma região estéril e melhorar a vida de uma aldeia, e isso é bom e correto; mas se essa mesma aldeia nunca ouvir falar da água que Jesus dá, a água viva que "será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna", então não estarão em melhor condição eterna (João 4:13-14).

© Copyright Got Questions Ministries