GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o evangelho de Jesus Cristo?"

Resposta:
A palavra evangelho significa "boas novas", de modo que o evangelho de Cristo é a boa nova de Sua vinda para perdoar os pecados de todos os que crerem (Colossenses 1:14; Romanos 10:9). Desde o pecado do primeiro homem, a humanidade está sob a condenação de Deus (Romanos 5:12). Como todos violam a lei perfeita de Deus por pecarem, todos são culpados (Romanos 3:23). A punição pelo crime do pecado é a morte física (Romanos 6:23) e, em seguida, uma eternidade vivida em um local de punição (Apocalipse 20:15; Mateus 25:46). Essa separação eterna de Deus também é chamada de "segunda morte" (Apocalipse 20:14–15).

As más notícias de que todos são culpados de pecado e condenados por Deus são combatidas pelo evangelho, as boas novas de Jesus Cristo. Deus, por causa de Seu amor pelo mundo, abriu caminho para que o homem fosse perdoado de seus pecados (João 3:16). Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para levar os pecados da humanidade sobre Si através da morte na cruz (1 Pedro 2:24). Ao colocar nosso pecado em Cristo, Deus garantiu que todos os que cressem no nome de Jesus fossem perdoados (Atos 10:43). A ressurreição de Jesus garante a justificação de todos os que creem (Romanos 4:25).

A Bíblia especifica o conteúdo da mensagem do evangelho: "Irmãos, venho lembrar-lhes o evangelho que anunciei a vocês, o qual vocês receberam e no qual continuam firmes. Por meio dele vocês também são salvos, se retiverem a palavra assim tal como a preguei a vocês, a menos que tenham crido em vão. Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria ainda vive; porém alguns já dormem" (1 Coríntios 15:1–6). Nesta passagem, Paulo enfatiza a primazia do evangelho – que deve vir "antes de tudo". A mensagem do evangelho contém dois fatos históricos, ambos apoiados pelas Escrituras: a morte de Cristo e Sua ressurreição. Ambos os fatos são reforçados por outras provas: a morte de Cristo é provada por Seu sepultamento, e Sua ressurreição é provada pelas testemunhas oculares.

O evangelho de Jesus Cristo é a boa notícia de que Deus providenciou o caminho para que o homem fosse libertado da penalidade do pecado (João 14:6; Romanos 6:23). Todos morrem fisicamente, mas aos que creem em Jesus Cristo é prometida uma ressurreição física para a vida eterna (João 11:23–26). Aqueles que rejeitam a Cristo não apenas morrerão fisicamente, mas sofrerão uma "segunda morte", que a Bíblia descreve como um lago de fogo eterno (Apocalipse 20:13-14). Jesus é o único em quem a salvação pode ser encontrada (Atos 4:12).

O evangelho de Jesus Cristo é a melhor notícia que alguém possa chegar a ouvir, e o que uma pessoa faz com ela determina onde passará a eternidade. Deus está lhe chamando para escolher a vida. Invoque o nome do Senhor e seja salvo (Romanos 10:13).

© Copyright Got Questions Ministries