GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como um cristão deve responder às pessoas que afirmam: ‘Eu vi Jesus’?"

Resposta:
Durante o Seu ministério terreno, Jesus muitas vezes tinha grandes multidões seguindo-O aonde quer que fosse, e havia muitas pessoas que viram e ouviram, foram curadas e falaram com Jesus. Após a Sua ressurreição, Jesus também foi visto por Seus discípulos, Maria Madalena e mais de quinhentas outras pessoas (1 Coríntios 15:6). Desde a Sua ascensão, porém, Jesus está sentado à direita de Deus. Quando as pessoas hoje afirmam ter tido uma visão celestial ou dizem: “Eu vi Jesus”, devemos responder com um ceticismo cauteloso.

Algumas pessoas selecionadas receberam visões de Jesus em Sua glória, como Estevão (Atos 7:55–56) e João (Apocalipse 1:12–16). Paulo encontrou o Senhor Jesus na estrada para Damasco (Atos 9:1-19). Nesse encontro, Paulo viu uma luz brilhante e ouviu a voz de Jesus, mas as Escrituras nunca dizem que Paulo realmente viu Jesus em carne naquele momento.

Jesus informou Seus discípulos que não estaria mais no mundo após a Sua morte e ressurreição. Em Sua Oração Sacerdotal registrada em João 17, Jesus ora por proteção para Seus discípulos porque Ele “já não estava no mundo” (João 17:11). Jesus sabia que Seu tempo na terra estava chegando ao fim e que não estaria mais fisicamente presente com Seus seguidores. Em vez disso, Cristo enviaria o Espírito para habitar neles (João 14:17; 15:26) enquanto Ele próprio estaria sentado no céu com o Pai.

Se alguém hoje realmente visse Jesus, isso exigiria uma visão divina ou uma revelação celestial de algum tipo. A Bíblia não dá nenhuma indicação de que tal revelação extrabíblica deva ser esperada hoje, agora que a era apostólica terminou. O cânon das Escrituras está completo (veja Apocalipse 22:18). Só por esta razão, quando alguém afirma: “Eu vi Jesus”, um cristão deve ser cético. Se uma pessoa realmente visse Jesus hoje, nada em sua visão de Jesus iria contradizer a verdade da Bíblia, nem acrescentaria nada à revelação que Deus já nos deu em Sua Palavra.

Alguns que afirmaram: “Eu vi Jesus”, passaram a enganar muitas pessoas. Por exemplo, em 1820, Joseph Smith afirmou ter visto Jesus, e o resultado foi o Mormonismo. Em 1844, Ellen G. White afirmou ter visto Jesus, e o resultado foi o Adventismo do Sétimo Dia. Obviamente, nem todo mundo que diz ter visto Jesus está do lado da verdade.

Ex-muçulmanos às vezes contam histórias de ver Jesus em um sonho, com o resultado de que eles deixaram o Islã e colocaram sua fé em Cristo. Esses relatos são mais comuns em países “fechados”, ou seja, lugares onde o acesso à Bíblia e ao evangelho é limitado. Embora devamos exercer discernimento em relação a qualquer alegação de sonhos enviados por Deus, e embora seja improvável que todos esses sonhos sejam visitas reais de Jesus, podemos permitir a possibilidade de que Deus possa estar trazendo pessoas à fé em Cristo dessa maneira. “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar” (Isaías 59:1), e os métodos que Deus usa para disseminar o evangelho são de Sua escolha.

A afirmação “Eu vi Jesus” deve ser recebida com uma dose saudável de ceticismo e prudência. Se o “Jesus” que aparece para alguém difere de alguma forma do Jesus apresentado na Bíblia, então a visão deve ser rejeitada como falsa. Se o “Jesus” que aparece dá instruções que levariam alguém a pecar, então a visão é falsa e deve ser descartada. Se aquele que recebe a visão é engrandecido, ou se a visão é uma fonte de orgulho ou ganho financeiro, então a visão deve ser desprezada. Se a visão de Jesus resulta em menos confiança na Palavra escrita de Deus e mais confiança na experiência pessoal, então a visão não é de Deus.

Em 2 Pedro 1:16-18, Pedro relata sua própria experiência pessoal no monte da transfiguração, onde viu a glória de Cristo em primeira mão. No entanto, em vez de usar essa experiência como base para a fé, Pedro aponta seus leitores para a Palavra escrita de Deus: “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética [as profecias do Antigo Testamento], e fazeis bem em atendê-la” ( 2 Pedro 1:19). Milagres, sonhos e visões devem ocupar uma posição secundária em relação às Escrituras.

Andamos por fé, não por vista (2 Coríntios 5:7). Nós temos a Palavra escrita. Nós temos o Consolador. Temos a bem-aventurança de crer em Cristo sem tê-lo visto (João 20:29).

© Copyright Got Questions Ministries