GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o espírito humano?"

Resposta:
O espírito humano é a parte imaterial do homem. A Bíblia diz que o espírito humano é o próprio sopro do Deus Todo-Poderoso que foi soprado no homem no início da criação de Deus: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente"(Gênesis 2:7). É o espírito humano que nos dá a consciência de nós mesmos e de outras notáveis, embora limitadas, qualidades que se "espelham em Deus". O espírito humano inclui o nosso intelecto, emoções, medos, paixões e criatividade. É esse espírito que nos dá a capacidade única de compreender e entender (Jó 32:8, 18).

As palavras espírito e sopro são traduções da palavra hebraica neshamah e da palavra grega pneuma. As palavras significam "forte rajada de vento ou inspiração". Neshamah é a fonte da vida que vitaliza a humanidade (Jó 33:4). É o intangível, invisível espírito humano que governa a existência mental e emocional do homem. O apóstolo Paulo disse: "Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:11). Com a morte, o "espírito volta a Deus que o deu" (Eclesiastes 12:7; ver também Jó 34:14-15 e Salmo 104:29-30).

Todo ser humano tem um espírito que é distinto do "espírito", ou vida, de animais. Os animais têm uma nephesh (Gênesis 1:20), mas os seres humanos têm uma neshamah. Deus fez o homem diferente dos animais por ter nos criado "à imagem de Deus" (Gênesis 1:26-27). Portanto, o homem é capaz de pensar, sentir, amar, projetar, criar e desfrutar de música, humor e arte. E é por causa do espírito humano que temos um "livre-arbítrio" que nenhuma outra criatura na terra tem.

O espírito humano foi danificado na queda. Quando Adão pecou, a sua capacidade de comunhão com Deus foi quebrada; ele não morreu fisicamente naquele dia, mas morreu espiritualmente. Desde então, o espírito humano tem sofrido os efeitos da queda. Antes da salvação, uma pessoa é caracterizada como espiritualmente "morta" (Efésios 2:1-5; Colossenses 2:13). O relacionamento com Cristo revitaliza os nossos espíritos e nos renova a cada dia (2 Coríntios 4:16).

Curiosamente, assim como o espírito humano foi divinamente inspirado no primeiro homem, assim também o Espírito Santo foi soprado aos primeiros discípulos em João 20:22: "E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo" (João 20:22; ver também Atos 2:38). Adão foi feito vivo pelo sopro de Deus e nós, como "novas criaturas" em Cristo, somos feitos espiritualmente vivos pelo "sopro de Deus", o Espírito Santo (2 Coríntios 5:17, João 3:3, Romanos 6:4). Após a aceitação de Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus se une com o nosso próprio espírito de maneiras que não podemos compreender. O apóstolo João disse: "Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito" (1 João 4:13).

Quando permitimos que o Espírito de Deus lidere as nossas vidas, o "Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16). Como filhos de Deus, não somos mais liderados por nosso próprio espírito, mas pelo Espírito de Deus, o qual nos conduz à vida eterna.

© Copyright Got Questions Ministries