GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é o espírito do anticristo?"

Resposta:
A frase espírito do anticristo é encontrada em 1 João 4:2-3: “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.”

É vital entender o contexto das declarações de João. Uma cosmovisão predominante quando ele escreveu esta carta sugeria que diversos espíritos estavam trabalhando no mundo. Muitos ensinamentos falsos, religiões misteriosas, experiências espirituais e variações do Cristianismo estavam surgindo na época. A atmosfera espiritual não era diferente daquela presente em nosso mundo hoje. As pessoas nutriam incontáveis pontos de vista sobre a verdade.

João apresentou uma solução definitiva para percorrer essa variedade de crenças e ensinamentos. Ele instruiu seus leitores a prestarem atenção e testarem os espíritos: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4:1).

Mas como testamos os espíritos? Como podemos discernir quais mestres estão transmitindo a verdade? Como reconhecemos o espírito do anticristo?

Esses “espíritos” de que João falou não eram apenas seres sobrenaturais desencarnados. João ensinou que um profeta ou mestre era o verdadeiro porta-voz de um espírito. As doutrinas espirituais são promulgadas por porta-vozes humanos. Os mestres da verdade são cheios do Espírito de Deus e, portanto, são agentes que falam por Deus. Os mestres da falsidade estão espalhando as “doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1).

Portanto, o primeiro teste relaciona-se com a teologia ou doutrina: “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (1 João 4:2). Podemos perguntar: o conteúdo do ensino da pessoa reconhece que Jesus Cristo - totalmente Deus e totalmente humano - veio em carne? Se a resposta for sim, então sabemos que o Espírito de Deus inspira essa pessoa. Do contrário, todo o seu ensino deve ser rejeitado. Este teste particular foi especialmente apropriado nos dias de João, quando a heresia do gnosticismo estava se tornando prevalente. O gnosticismo ensinava que Jesus apenas parecia ter um corpo humano, mas não era realmente uma pessoa de carne e osso.

A seguir, João diz: “… e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo” (1 João 4:3). Qualquer um que não reconhece Jesus Cristo como a Bíblia O apresenta é inspirado pelo espírito do anticristo.

A palavra anticristo significa “contra Cristo”. Pessoas que dizem que Jesus não é de Deus são controladas pelo espírito do anticristo. Satanás se opõe a Cristo e deseja enganar as pessoas com uma visão falsa de quem Jesus é. O espírito do anticristo ensina contra Cristo. Torcer a verdade sobre Jesus Cristo é perverter o evangelho. Satanás trabalha para espalhar mentiras sobre Cristo e manter as pessoas nas trevas: “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo” (2 João 1:7).

O espírito do anticristo são os pássaros que comem as sementes ao longo do caminho na parábola de Jesus (Marcos 4:4, 15). É “o deus deste século” que cega a mente dos incrédulos, impedindo-os de ver “a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4). É “o pai da mentira” (João 8:44). O espírito do anticristo é “o grande dragão… que engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9).

A Bíblia ensina que o mundo acabará por produzir um governante mundial, chamado “a besta” no livro de Apocalipse, que exercerá grande poder e exigirá adoração de si mesmo. Ele terá “uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias” (Apocalipse 13:5) e tem o poder de Satanás (Apocalipse 13:2). Ele é chamado de “o homem do pecado, o filho da perdição” em 2 Tessalonicenses 2:3. Este último Anticristo será a culminação das obras malignas de Satanás ao longo dos séculos. O Anticristo do fim dos tempos incorporará todo o engano e perversão da verdade que o espírito do anticristo sempre promoveu. Hoje, “o mistério da iniquidade já opera” (2 Tessalonicenses 2:7). O mesmo espírito que capacitará o Anticristo dos últimos dias está operando atualmente no mundo para trazer confusão e engano à questão da pessoa e obra de Jesus Cristo. “… é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo” (1 João 4:3).

Mesmo considerando a influência penetrante do espírito do anticristo, não há necessidade de temer. Como João nos lembra, o Espírito da verdade habita em todos os crentes e fornece proteção contra o espírito do anticristo: “Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

Temos algumas maneiras práticas de distinguir o falso espírito do anticristo do verdadeiro Espírito de Deus: “Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro” (1 João 4:5–6). Aqueles que são influenciados pelo espírito do anticristo são do mundo. Eles têm os mesmos valores que o mundo; portanto, o mundo os ouve. Aqueles que reconhecem a Cristo têm Seu Espírito da verdade e abraçam a mensagem dos apóstolos. O evangelho que os apóstolos pregaram nunca é popular no mundo, mas é esse mesmo evangelho que possui o poder de salvar, por meio do Espírito da verdade de Deus (Romanos 1:16).

O trabalho do crente é testar os espíritos cuidadosamente (1 João 4:1). Devemos ser “prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16). Não devemos abraçar automaticamente a mensagem de qualquer pregador ou mestre simplesmente por causa de sua reputação ou credenciais; em vez disso, devemos ouvir com cautela a sua Cristologia. O que dizem sobre Jesus é de extrema importância.

© Copyright Got Questions Ministries