GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a esperança viva em 1 Pedro 1:3?"

Resposta:
1 Pedro 1:3 diz: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos."

O apóstolo Pedro abre sua carta com palavras de louvor a Deus Pai e Seu Filho, Jesus Cristo, lembrando aos leitores que a salvação é um presente da misericórdia de Deus. Então Pedro declara que os crentes recebem "uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo". O que exatamente Pedro quer dizer quando fala de "uma viva esperança"?

Pedro declara que é a "regeneração" que fornece a nossa esperança viva, afirmando que a salvação é um presente de Deus. Assim como uma criança não faz nada para nascer, experimentamos o renascimento, não por causa de quem somos ou de qualquer coisa que fizemos. Nós nascemos de Deus (João 1:13) através da ressurreição de Jesus dentre os mortos. A salvação muda quem somos (2 Coríntios 5:17), tornando-nos mortos para o pecado e vivos para a justiça em Jesus Cristo (Efésios 2:5). Essa regeneração através do novo nascimento serve como nossa razão de esperança — a garantia da salvação.

Os comentaristas bíblicos costumam chamar Pedro de apóstolo da esperança. Nesta passagem, Pedro vincula nossa regeneração — nossa salvação — à ideia de "uma viva esperança". A esperança de que Pedro fala não é o pensamento de desejo geralmente associado à palavra esperança hoje. Podemos dizer: "Espero que não chova" ou "Espero que passe no teste". Mas esse não é o tipo de esperança que Pedro tem em mente.

O termo grego para "esperança" na passagem significa "uma expectativa ansiosa e confiante". Essa esperança do crente não é apenas "viva", mas "vívida". Ao contrário da esperança vazia e morta deste mundo, essa "viva esperança" é energizante, vivaz e ativa na alma do crente. É expectante e contínua. Nossa esperança viva se origina de um Salvador vivo e ressurreto. A esperança viva de Pedro é Jesus Cristo.

O apóstolo está falando aos cristãos que estavam sofrendo perseguição na Ásia Menor. Suas palavras tinham a intenção de encorajá-los em seus problemas. O futuro deles estava seguro por causa da ressurreição de Jesus Cristo. A esperança deles era a vitória de Cristo sobre a morte e Sua vida de ressurreição. O que quer que os crentes perseguidos enfrentassem neste mundo não poderia ser comparado às bênçãos da futura ressurreição e da vida que virá na eternidade.

A esperança viva está ancorada no passado — Jesus ressuscitou dos mortos (Mateus 28:6). Ela continua no presente — Jesus está vivo (Colossenses 3:1). E perdura por todo o futuro — Jesus promete vida eterna e ressurreta (João 3:16; 4:14; 5:24; Romanos 6:22; 1 Coríntios 15:23). A esperança viva também nos permite viver sem desespero ao encontrarmos sofrimento e provações na presente vida: "Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas" (2 Coríntios 4:16–18).

O objeto de nossa esperança viva é descrito em 1 Pedro 1:4 como "uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês". Temos uma herança que nunca será tocada pela morte, manchada pelo mal ou murcha com o tempo; é à prova da morte, à prova do pecado e à prova da idade. Essa herança também é à prova de falhas porque Deus a guarda e preserva no céu para nós. É totalmente segura. Absolutamente nada pode minar a certeza de nossa herança futura.

As pessoas não podem sobreviver por muito tempo sem esperança. A esperança nos sustém quando passamos por experiências dolorosas e pelo medo do que o futuro nos reserva. Em um mundo caído, onde as pessoas enfrentam pobreza, doença, fome, injustiça, desastre, guerra e terrorismo, precisamos de uma esperança viva. A Bíblia nos diz em Efésios 2:12 que aqueles que não têm Jesus Cristo não têm esperança. Os crentes são abençoados com esperança real e substancial através da ressurreição de Jesus Cristo. Pelo poder da Palavra de Deus e pela habitação do Espírito Santo, essa esperança viva estimula nossas mentes e almas (Hebreus 4:12). Ela muda nossos pensamentos, palavras e ações. Uma vez mortos em nossos pecados, agora vivemos com a esperança de nossa própria ressurreição.

A esperança viva do crente é sólida e segura: "Temos esta esperança por âncora da alma, segura e firme e que entra no santuário que fica atrás do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hebreus 6:19–20). Jesus Cristo é nosso Salvador, nossa salvação, nossa Esperança Viva.

© Copyright Got Questions Ministries