GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que devo fazer se não puder decidir com quem devo namorar?"

Resposta:
A Bíblia não aborda especificamente este tópico, mas nos dá uma visão sobre o que devemos procurar em um potencial cônjuge. O primeiro e melhor conselho é orar sobre o assunto. Deus dará sabedoria e orientação se você pedir. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5).

2 Coríntios 6:14 instrui: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” A primeira pergunta a fazer é se o potencial cônjuge é devoto a Deus. Se não for, essa pessoa não deve ser considerada para se tornar um cônjuge. Por outro lado, só porque alguém segue a Cristo, isso não faz dele a escolha certa. Estar em "jugo igual" também pode ser algo mais profundo do que apenas "Ele/ela é um cristã/o?" Existem muitas crenças diferentes no Cristianismo, e isso deve ser levado em conta na escolha de um cônjuge. Considere como seria o casamento com essa pessoa. Suas crenças são próximas o suficiente para que você possa concordar em ensinar a seus filhos as mesmas doutrinas? Isso é de grande importância.

Para os homens, é importante observar como uma esposa cristã deve ser. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Efésios 5:22-24). Paulo nos diz que uma esposa deve ser submissa ao marido, por amor. Isso não significa necessariamente que a garota com quem você esteja considerando um relacionamento deva se submeter totalmente a você. No namoro ela não é obrigada a se submeter. No entanto, ela não deve ter um espírito rebelde, mas deve se submeter às autoridades que estão sobre ela, por amor. Ela deve estar disposta a ser liderada. Provérbios 31:10-31 nos diz como é a “esposa de caráter nobre”. Ela é trabalhadora, generosa, caridosa, forte e sábia. Talvez você não consiga encontrar todos esses traços em uma pessoa, mas essas qualidades são desejáveis e agradáveis a Deus.

Outra escritura que descreve uma esposa que agrada a Deus é 1 Pedro 3:1-4: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” Isso nos diz que uma mulher deve ser pura e viver para Cristo para poder ganhar a vida do seu marido incrédulo sem palavras. Também indica que não deve se preocupar tanto com aparências externas quanto com sua vida espiritual.

Para as mulheres, há algumas ilustrações do como um marido cristão deve ser. Embora a pessoa com quem esteja considerando um relacionamento não seja o seu marido, você deve procurar qualidades que demonstrem esse tipo de amor. “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:25-27). Ele é amável? Está disposto a levar as pessoas a Cristo e ajudá-las a serem santas e irrepreensíveis? É um líder? Um homem deve amar a Deus acima de tudo e estar disposto a ajudar seus irmãos e irmãs em Cristo a se esforçarem para serem santos e agradáveis a Deus. Ele deve ser humilde, sábio e misericordioso, assim como Cristo era. Busque essas qualidades em um homem porque isso é o que agrada a Deus.

Não é possível encontrar uma pessoa “perfeita” com todas essas qualidades, mas Deus permitirá que você veja se alguém com quem esteja considerando um relacionamento está se esforçando para ser agradável a Ele. Assim como com qualquer outra grande decisão na vida, os relacionamentos devem ser tratados com cautela, sabedoria e manejados com discernimento e muita oração.

© Copyright Got Questions Ministries