GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é escatologia inaugurada?"

Resposta:
A escatologia inaugurada é um certo esquema da escatologia - o estudo dos últimos dias ou do fim dos tempos. A escatologia inaugurada basicamente diz que o reino de Deus, conforme profetizado em Isaías 35, começou na primeira vinda de Jesus e agora está aqui, embora não seja totalmente consumado até a Sua segunda vinda. A escatologia inaugurada também é algumas vezes referida como uma “escatologia parcialmente realizada” e está associada ao conceito de “já, mas ainda não”.

Basicamente, a escatologia inaugurada é a crença de que agora estamos vivendo no fim dos tempos (ou nos últimos dias), os quais foram inaugurados na vida, morte e ressurreição de Jesus. Com o reino de Deus inaugurado por Jesus, a igreja tem acesso às promessas do reino agora. Em contraste com essa visão está a escatologia dispensacionalista, que vê o reino de Deus como uma era futura separada, na qual as promessas feitas a Israel serão literalmente cumpridas na terra. O dispensacionalismo mantém uma distinção entre a igreja do Novo Testamento e o Israel do Antigo Testamento (e da era do reino futuro). A escatologia inaugurada confunde essa linha.

De acordo com a escatologia inaugurada, todas as promessas do reino podem ser cumpridas na igreja hoje. Por exemplo, Isaías 35:5 faz a promessa de que, no reino, “então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos”. Esta promessa pode ser reivindicada hoje, dizem os promotores do conceito “já, mas ainda não”, se tivermos fé para fazer o reino “irromper” em nosso mundo. O raciocínio é o seguinte: Jesus é o Rei no trono no céu, e Seu reino já foi estabelecido, então os cegos devem ver e os surdos devem ouvir. A escatologia inaugurada é popular no movimento carismático, pois fornece uma base para reivindicar milagres hoje.

De acordo com a Palavra de Deus, há um sentido em que estamos vivendo no fim dos tempos, porque o retorno de Cristo é iminente. E há um sentido em que o reino já está em vigor. Colossenses 3:1 diz que os crentes “foram ressuscitados juntamente com Cristo”, embora, é claro, isso ainda não possa estar falando de uma ressurreição física e corporal. Paulo deve estar falando espiritualmente. Um dos problemas com a escatologia inaugurada é que ela tende a buscar um cumprimento físico presente das promessas do reino feitas a Israel, quando Jesus disse claramente: “Meu reino não é deste mundo” (João 18:36).

No início do ministério de Jesus, Ele disse que o reino de Deus estava "próximo" (Mateus 4:17). Mas Israel rejeitou seu Rei e, ao fazer isso, rejeitou o reino. Os anos do reino agora estão “suspensos” enquanto Deus trabalha por meio da igreja, composta de judeus e gentios. Quando a era da igreja terminar, Deus novamente fará de Israel o foco de Sua obra no mundo. Jesus voltará, Israel receberá seu Messias e então o reino de Deus virá.

© Copyright Got Questions Ministries