GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Pode um engano alienígena fazer parte do fim dos tempos?"

Resposta:
Sabemos que os eventos relacionados ao fim dos tempos, conforme descritos na Bíblia, incluirão um grande engano (Mateus 24:24). Ultimamente, tem aumentado o interesse na teoria de que essa farsa incluirá seres extraterrestres de outro planeta. Curiosamente, esta teoria é totalmente plausível de uma perspectiva cristã. Embora a Bíblia não nos diga nada sobre a existência ou não de extraterrestres - não os inclui no relato da criação no Gênesis, nem os menciona em nenhum outro lugar-, ela nos fala sobre visitantes de um outro mundo: o mundo espiritual.

Desde o início, as visitas de demônios (anjos caídos) à Terra têm sido registradas e testemunhadas. Do encontro de Eva com Satanás, sabemos que os demônios estão interessados em monitorar (e alterar) o progresso da humanidade. Eles querem se envolver, com o propósito de fazer com que a humanidade adore não a Deus, mas a si mesmos. Outro exemplo claro de sua interação conosco se encontra em Gênesis 6:4 com a chegada dos “filhos de Deus”. O relato do Gênesis afirma que esses seres poderosos tiveram relações sexuais com mulheres e produziram uma super raça de seres conhecida como os nefilins. Isso soa como ficção científica, mas aparece na Bíblia. Existem semelhanças impressionantes entre este relato e os relatos de outras culturas antigas. Por exemplo, os escritos dos antigos sumérios (que foram os primeiros a produzir uma linguagem escrita) mencionam a presença dos "Anunnaki", que eram divindades que vieram do céu para habitar na terra com os homens. Também é interessante notar que os deuses sumérios frequentemente vinham até eles na forma de cobras.

Esses relatos, juntamente com as coisas incríveis criadas pelo homem antigo, permitem teorizar que demônios, na forma de seres de outro mundo, vieram à Terra, trazendo sabedoria e conhecimento espetaculares aos homens e "casando" suas filhas na tentativa de afastar os homens de Deus. Pela experiência de Eva com a serpente já vemos que os demônios usarão a tentação pela sabedoria superior para prender o homem, o qual é muito suscetível a isso.

Será que o fim dos tempos pode incluir uma farsa alienígena semelhante? A Bíblia não aborda esta questão diretamente, mas certamente é bastante crível por uma série de razões. Em primeiro lugar, a Bíblia nos diz que o mundo se unirá sob o poder do Anticristo. Para chegar a um acordo entre todas as religiões do mundo, faria sentido que esse "unificador" viesse de um lugar totalmente novo: uma fonte extraterrestre. É difícil imaginar qualquer religião tornando-se a cabeça de todas as outras, a menos que um novo conhecimento sobrenatural seja a fonte do apelo e poder da nova "religião". Isso estaria de acordo com os enganos do passado e seria uma forma muito eficaz de iludir um grande número de pessoas.

Em segundo lugar, essa farsa poderia fornecer uma resposta ao problema das origens da Terra. A teoria científica de que a evolução da vida na Terra foi gerada espontaneamente ainda não tem resposta para o início da vida. Há evidências de um "big bang", mas isso ainda não explica o que o causou. Se seres extraterrestres chegassem e nos dessem uma explicação extraterrestre para a vida na Terra, as origens das religiões do mundo e até mesmo as origens de nosso planeta, isso seria muito convincente.

Agora, não precisamos temer. O Senhor disse que não nos deixará nem nos abandonará e que nos protegerá (1 Reis 8:57; Mateus 10:31; Isaías 41:10). Demônios/anjos não são onipotentes, nem são onipresentes. Jesus disse que no fim dos tempos a Sua aparição seria como um relâmpago, facilmente visível a todos. Ele disse para desconfiar de qualquer ser que dissesse "Eu sou o Cristo" ou qualquer grupo que dissesse "Ele está aí" ou "Ele está aqui" (Mateus 24:23-24). Jesus disse que os abutres se reúnem em torno de um corpo morto, o que significa que se você vir um grupo de pessoas se reunindo em torno de alguém que afirma ser Cristo, essa pessoa é a morte e um falso profeta.

Devemos ter cuidado com qualquer pessoa ou ser que realize sinais e prodígios que não sejam baseados na Bíblia ou que não obedeçam ao Senhor Jesus, bem como qualquer pessoa que ofereça uma maneira de unir as religiões ou governos mundiais (Apocalipse 13:5- 8), de qualquer um que promova relações sexuais não naturais (Gênesis 6:4; Judas 1:6-7) e, claro, de qualquer um que negue que Jesus é Deus (2 João 1:7). Além disso, qualquer um que apresente um Jesus "substituto", que o represente como "um deus, mas não o Deus", ou que afirme que Cristo é apenas um bom mestre, apenas um humano, ou mesmo uma criatura sobre-humana ou extraterrestre, é um enganador.

Por fim, se os demônios que se manifestam como alienígenas fazem parte do fim dos tempos, devemos lembrar que também são criaturas sujeitas e, em última instância, responsáveis perante um Deus soberano. Seja em forma alienígena ou não, as descrições de demônios em Apocalipse são assustadoras (Apocalipse 9:1-12), mas não devemos temer aqueles que podem matar o corpo, mas somente Aquele que pode matar tanto o corpo como a alma no inferno (Mateus 10:28). Não importa o que aconteça conosco na terra, devemos confiar que o Senhor é o Salvador, Redentor e Protetor das almas daqueles que confiam nEle (Salmo 9:10; 22:5).

© Copyright Got Questions Ministries