GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Vamos dormir no céu?"

Resposta:
O sono é uma necessidade física para os nossos corpos terrenos. Sem dormir, nossos cérebros param de funcionar corretamente e nossos corpos se recusam a cooperar. O ciclo sono-vigília é apenas mais um dos muitos ciclos que Deus colocou em prática na terra – outros incluem o ciclo das mudanças das estações, dia e noite, e o ciclo da água. Esses ciclos fazem parte da vida neste planeta. No entanto, após a morte, estaremos em um reino diferente. Após a morte, aqueles que estão “em Cristo” estarão imediatamente com Ele (2 Coríntios 5:8), mas ainda não terão seus corpos completamente restaurados. Devemos esperar pela ressurreição para recebê-los (1 Coríntios 15:40; 2 Coríntios 4:14; João 5:28–29). Muito provavelmente, nesse ínterim, após a morte e antes da ressurreição, as nossas almas não precisarão dormir; em vez disso, desfrutaremos de adoração e alegria ininterruptas na presença do Senhor.

“Dormir” no céu – o reino espiritual onde esperamos a ressurreição – pode nem ser possível ou necessário. Jesus descreveu o lugar de descanso temporário para os justos como sendo “no seio de Abraão” (Lucas 16:23). Teremos algum tipo de corpo e nos reconheceremos (Lucas 16:22-24). Podemos ter algum conhecimento dos assuntos da Terra (Lucas 16:27–28; Apocalipse 6:9–10). Entretanto, devemos observar cuidadosamente as reações dos seres humanos que viram Deus em Sua glória como Isaías (Isaías 6:1-5), Moisés (Êxodo 33:20-23) e João (Apocalipse 1:17). Viver na presença manifesta do Senhor Deus Todo-Poderoso mudará tudo. As coisas da terra, inclusive o sono, não terão mais o mesmo valor para nós.

No entanto, Deus criou os seres humanos para habitar um reino físico. Ele pretende renovar todas as coisas (Atos 3:21). Na ressurreição, os nossos espíritos, que vão ter estado na presença de Cristo, reunir-se-ão com os nossos corpos restaurados. Então habitaremos a nova terra completamente restaurada com Jesus (Isaías 65:17; Apocalipse 21:1–2). A eternidade será passada vivendo em corpos perfeitos em uma terra perfeita com Jesus como o nosso Rei incontestado. No estado eterno, o sono pode novamente fazer parte da nossa experiência, assim como comer e beber (Lucas 14:15; Apocalipse 19:9). Entretanto, o sono não será necessário devido à exaustão ou fraqueza, porque os nossos corpos serão perfeitos como o corpo de Jesus após a Sua ressurreição (Lucas 24:41-42). O fato é que não sabemos o suficiente das Escrituras para afirmar definitivamente se dormiremos ou não no céu, no milênio ou no estado eterno. Essa é uma das milhares de perguntas que serão respondidas no céu. Uma coisa é certa: quando virmos Jesus pela primeira vez, o sono será a última coisa em nossas mentes.

© Copyright Got Questions Ministries