GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "Qual é a diferença entre a fé e a esperança?"

Resposta:
A fé e a esperança são duas coisas diferentes, mas relacionadas. A diferença entre a fé e a esperança é encontrada em 1 Coríntios 13:13: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." Dois dos três maiores dons de Deus são a fé e a esperança, que aparecem separadamente. O fato de que a fé e a esperança são relacionadas pode ser visto em Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem."

A fé é total confiança em algo. Fé envolve consentimento intelectual a um conjunto de fatos, bem como confiança nesses fatos. Por exemplo, temos fé em Jesus Cristo. Isso significa que confiamos completamente em Jesus para o nosso futuro eterno. Aceitamos intelectualmente os fatos de Sua morte substitutiva e ressurreição corporal, e confiamos em Sua morte e ressurreição para a nossa salvação.

A esperança da Bíblia é baseada na fé. A esperança é a expectativa fervorosa de que algo bom vai acontecer. A esperança é uma expectativa confiante que vem naturalmente da fé. A esperança é uma certeza calma de que algo que ainda não aconteceu acontecerá. A esperança refere-se a algo que ainda não se vê: "a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, por que esperar?" (Romanos 8:24). A volta de Jesus é a nossa "bem-aventurada esperança" (Tito 2:13), ainda não podemos vê-la, mas sabemos que está chegando, e esperamos ansiosamente por esse momento.

Jesus disse que voltaria (João 14:3). Pela fé, confiamos em Suas palavras, levando-nos a ter esperança de que um dia estaremos com Ele para sempre. Jesus ressuscitou dos mortos, "primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15:20). Esta é a base da nossa fé. Além disso, temos a promessa de Jesus: "…porque eu vivo, vós também vivereis" (João 14:19). Esta é a base da nossa esperança.

Podemos ilustrar a relação entre a fé e a esperança com a alegria que uma criança sente quando seu pai lhe diz que amanhã farão uma atividade especial e divertida. A criança acredita que vai realizar a atividade, com base nas palavras do pai: isso é . E, ao mesmo tempo, essa convicção causa na criança uma alegria irreprimível, que é a esperança. A confiança da criança na promessa de seu pai é fé; os gritos de alegria e os pulos da criança são sinais de esperança.

A fé e a esperança se complementam. A fé é baseada na realidade do passado; a esperança olha para a realidade do futuro. Sem fé não há esperança, e sem esperança não há fé verdadeira. Os cristãos são pessoas de fé e esperança. Temos "esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos" (Tito 1:2).

© Copyright Got Questions Ministries