GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que são os dias santos?"

Resposta:
Na Bíblia, a palavra santo significa "separado". Deus é santo. Os cristãos são chamados a serem santos. Um dia santo, então, é um dia reservado para se concentrar nas coisas do Senhor. Existem dias santos mencionados na Bíblia e, ao longo dos séculos, as igrejas cristãs instituíram outros dias santos por tradição.

A Bíblia fala de pelo menos oito dias santos (ou grupos de dias), também conhecidos como festas ou festivais. Eles são a Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes/Semanas, Trombetas, Tabernáculos/Tendas, Purim e o Dia da Expiação. Desses oito, há sete que são ordenados na Lei Mosaica (O dia de Purim foi desenvolvido posteriormente). Esses dias santos da Antiga Aliança/judaicos não são exigidos dos seguidores de Jesus Cristo, mas podem ser celebrados como uma lembrança de como Jesus os cumpriu perfeitamente.

Ao longo dos séculos, várias igrejas cristãs instituíram dias santos (ou grupos de dias). Os dois mais comuns são o Natal e a Páscoa. Existem outros dias santos cristãos que são comumente celebrados, como a Quaresma, o Domingo de Ramos, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa, Pentecostes e o Advento.

A Nova Aliança não fala da celebração de nenhum dia santo cristão específico, mas também não proíbe tal celebração. Romanos 14:5 é o princípio fundamental: "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente." Se um cristão vai celebrar um dia santo, ele deve estar convencido de que não é contra a Palavra de Deus, que pode fazê-lo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31) e que será espiritualmente proveitoso (1 Coríntios 6:12; 10:23).

Por fim, para os seguidores de Jesus Cristo, todos os dias devem ser sagrados. Todos os dias de nossas vidas devem ser reservados para adorar a Deus, obedecer a Sua Palavra e viver uma vida santa. Provavelmente é por isso que o Novo Testamento não fala de dias santos específicos. Talvez uma maneira melhor de dizer isso seja: "Para o cristão, há sete dias santos: domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado".

© Copyright Got Questions Ministries