GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Eu sou um cristão em dívida. O que devo fazer?"

Resposta:


A dívida é um problema comum na sociedade, e as dívidas tendem a crescer mais rápido do que esperamos. As coisas podem facilmente sair do controle, especialmente quando se vive com uma renda fixa. Claro, tomar medidas para não se endividar em primeiro lugar é o ideal, mas e quando é tarde demais para medidas preventivas? Quando um crente chega à conclusão de que assumiu muitas dívidas e o mamom se tornou o mestre, o que acontece então?

O primeiro passo é orar pela sabedoria de Deus (Tiago 1:5). E, mesmo que seja difícil, resista à tentação de se preocupar. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Uma vez que o problema foi levado a Deus (e qualquer pecado conhecido confessado a Ele), é hora de agir de acordo com suas orações. Considere cuidadosamente e em oração o seguinte:

1) Comprometa-se a fazer mudanças para reduzir drasticamente suas despesas de estilo de vida. Faça uma lista de suas despesas mínimas. Elimine o que não é necessário. Pode parecer impossível viver sem televisão a cabo ou o que há de mais novo em tecnologia e tendências de moda ou sem aquele café especial diário, por exemplo, mas você consegue.

2) Prepare um orçamento com base em sua renda mensal real e despesas reais - novamente, o mínimo. Trabalhe para minimizar as despesas ocasionais e, em seguida, aplique isso ao pagamento de dívidas. E não apenas prepare o orçamento; siga-o.

3) Honre a Deus com suas ofertas financeiras. “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7). Determine a quantia, entre você e o Senhor (e seu cônjuge, se você for casado), que você deve dar a Deus a cada semana ou mês. Honre com alegria esse compromisso.

4) Busque conselhos sábios e piedosos. Um pastor, conselheiro financeiro ou alguém treinado em aconselhamento bíblico pode ser muito útil. É importante que você saiba que o aconselhamento é baseado claramente no que a Palavra de Deus diz. Ministérios como o Crown Financial Ministries podem fornecer várias ferramentas para ajudá-lo a ficar livre de dívidas.

5) Converse com seus credores para explicar sua situação e elaborar um plano com eles. Peça por reduções de pagamento ou taxas mais baixas. Existem formas de reduzir o valor que você tem que pagar por mês, assim tornando a dívida mais gerenciável; e há formas de possivelmente baixar as taxas de juros, assim reduzindo assim a dívida de longo prazo. Talvez você conheça alguém experiente em assuntos financeiros que possa ajudá-lo a negociar com seus credores.

6) Mantenha a disciplina em questões financeiras. Vá em frente e corte seus cartões de crédito. O Espírito Santo, que dá autocontrole (Gálatas 5:23), pode ajudá-lo a mudar suas práticas de gastos ao mudar seus desejos e prioridades. A luta para recusar a compra por impulso é realmente travada no coração. “Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos” (Provérbios 16:3). Seria sensato encontrar alguém a quem você tenha que prestar contas por seus gastos. Continue a “trabalhar seu plano” para resolver o seu problema de dívida.

7) Não demore. Comece hoje e tome medidas para se libertar da escravidão da dívida. O problema da sua dívida pode ser resolvido, desde que haja comprometimento, tempo e pontualidade nos pagamentos.

Continue orando e, em todas as coisas, mesmo quando estiver em dívida, dê graças a Deus. “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).

© Copyright Got Questions Ministries