GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "É errado um cristão ficar deprimido?"

Resposta:
A depressão é um assunto de certa forma carregado entre os cristãos. Alguns declaram categoricamente que é um pecado. O pensamento é que a depressão revela falta de fé nas promessas de Deus, no Seu julgamento sobre o comportamento pecaminoso ou apenas preguiça. Sabemos que Deus é bom e amoroso e que estamos seguros nEle, então o que há para nos deprimir? Outros declaram categoricamente que a depressão é um problema médico. O pensamento é que toda depressão é resultado de desequilíbrios químicos no cérebro, então ela não é mais errada do que ter uma gripe. E depois há aqueles no meio que não têm certeza do que ela é. A fé parece um pouco relacionada, mas as substâncias químicas do cérebro também. Claro, há também os cristãos deprimidos, que se sentem culpados, defensivos, confusos, perdidos ou simplesmente deprimidos demais para se importarem com o que a igreja pensa. Então, é errado um cristão estar deprimido?

O termo deprimido é bastante solto. Pode se referir a uma condição médica diagnosticável (depressão clínica), mas também pode se referir a um sentimento temporário de tristeza ou apatia ou a um mal-estar nebuloso e persistente. Este artigo tentará considerar brevemente vários desses significados da depressão.

Para algumas pessoas, um desequilíbrio químico ou hormonal desencadeia um estado de depressão. Isso é mais típico para mulheres que sofrem de depressão pós-parto ou pessoas que tomam certos medicamentos. Outras vezes, a depressão é situacional, causada por circunstâncias adversas, mudanças de vida, uma crise espiritual, etc. Nossa resposta emocional a essas crises pode, por sua vez, desencadear um desequilíbrio químico. Verdadeiramente, os humanos são “assombrosamente maravilhosos” (Salmo 139:14), e não deve ser surpreendente que nossa biologia de fato interage com nossas emoções e vice-versa. Uma vez que uma pessoa está deprimida, o ciclo de desequilíbrio hormonal e emoções negativas pode ser difícil de quebrar. Quer as emoções façam com que a biologia mude ou a biologia faça com que as emoções mudem, os sintomas resultantes são os mesmos.

Ter uma condição médica não é pecado. No entanto, o que leva uma pessoa a essa condição pode estar enraizado no pecado. Por exemplo, não é errado ter diabetes, mas é errado ser um glutão (e os dois estão às vezes relacionados). Além disso, a forma como uma pessoa responde a uma condição médica genuína também pode ser pecaminosa. Por exemplo, seria pecaminoso que uma pessoa com diabetes use sua doença para manipular os outros ou adotar uma mentalidade de “vítima” ou uma atitude de direito.

No entanto, muitas vezes consideramos aqueles com diabetes ou outras condições médicas menos culpados do que as pessoas com depressão. Por alguma razão, as doenças mentais — especialmente a depressão — são mais frequentemente associadas a causas pecaminosas do que as doenças físicas. A depressão não é exclusivamente uma questão médica, e não é exclusivamente uma questão emocional ou espiritual.

A depressão é muitas vezes vista como um sentimento persistente de tristeza. Claro, não há problema em ficar triste. Vivemos num mundo de dor (Gênesis 3:14–19; Romanos 8:20–22), e Jesus chorou pela morte de Lázaro (João 11:35). Não há necessidade de sempre colocar uma cara feliz e fingir que as coisas estão bem quando não estão.

Há muitos exemplos bíblicos de homens de Deus lutando contra a tristeza, até o ponto da depressão. Davi escreveu: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” (Salmo 56:8). Davi, um “homem segundo o coração [de Deus]” (Atos 13:22), não encobriu sua tristeza; ele a expressou a Deus. Tanto Moisés (Números 11:15) quanto Elias (1 Reis 19:3-5), dois heróis da fé, confessaram a Deus que preferiam morrer a viver em sua realidade atual. Nenhum dos dois foi repreendido por Deus por seus sentimentos; antes, ambos foram recebidos com o amor e a provisão de Deus. A Bíblia não tem vergonha de admitir as realidades das emoções humanas. A tristeza faz parte da vida e não é condenada.

Como crentes, somos exortados a ver a maior realidade do plano de Deus, mesmo em meio à nossa tristeza e depressão. Sim, este mundo é caído e muitas vezes doloroso. Pode ser deprimente. Mas Deus é muito maior. Ele está trabalhando de forma vitoriosa. Moisés e Elias receberam a provisão de Deus e experimentaram o Seu refrigério. Pouco depois de derramar a sua tristeza, Davi louvou a Deus. Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

Os cristãos têm permissão para chamar problemas pelo que são. Ao mesmo tempo, somos encorajados pelo cuidado de Deus. Ter bom ânimo não significa colar um sorriso no rosto ou ignorar a sensação de vazio que a depressão traz. Não significa negligenciar o tratamento da depressão por meio de aconselhamento ou medicação. Não significa ignorar as mágoas relacionais ou as percepções errôneas que levaram à depressão (as mentiras de Satanás, se acreditarmos nelas, nos levarão ao desespero). Não significa negar o fato de que a depressão pode ser uma luta por toda a vida.

O que ter bom ânimo significa é trazer toda a nossa dor a Deus. Significa continuar a confiar nEle. Significa acreditar que o que Ele diz sobre Si mesmo e sobre nós é verdade, mesmo quando não sentimos que seja. Significa obter a ajuda de que precisamos para combater a depressão em vez de ceder a ela. Reconhecemos a depravação do mundo, mas também reconhecemos a suficiência de Deus.

Não é errado estar deprimido. Mas é errado — e não especialmente útil para superar um estado deprimido — desistir de Deus quando estamos deprimidos. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Salmo 43:5).



© Copyright Got Questions Ministries