GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa para um cristão crescer na fé?"

Resposta:
Somos ordenados nas Escrituras a “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18). Esse crescimento se trata do crescimento espiritual, ou seja, crescimento na fé.

No momento em que recebemos Cristo como o nosso Salvador, nascemos de novo espiritualmente na família de Deus. No entanto, assim como um bebê recém-nascido precisa de leite nutritivo para crescer e se desenvolver, também um bebê cristão precisa de alimento espiritual para crescer. "… desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso" (1 Pedro 2:2-3). O leite é usado no Novo Testamento como símbolo do que é básico para a vida cristã.

No entanto, à medida que o bebê cresce, a sua dieta muda para incluir também alimentos sólidos. Com isso em mente, leia como o escritor de Hebreus admoestou os cristãos: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal" (Hebreus 5:12-14). Paulo viu o mesmo problema com os crentes de Corinto; eles não tinham crescido em sua fé, e Paulo só podia dar-lhes “leite” porque não estavam prontos para o alimento sólido (1 Coríntios 3:1-3).

A analogia entre um bebê humano e um bebê espiritual se desfaz quando percebemos como cada bebê amadurece. Um bebê humano é alimentado por seus pais e o crescimento é natural. Mas um bebê cristão só crescerá na medida em que ele propositadamente ler, obedecer e aplicar a Palavra à sua vida. O crescimento depende dele. Há cristãos que têm sido salvos por muitos anos, mas espiritualmente ainda são bebês. Eles não podem entender as verdades mais profundas da Palavra de Deus.

Em que deve consistir a dieta de um cristão? Da Palavra de Deus! As verdades ensinadas na Bíblia são um alimento rico para os cristãos. Pedro escreveu que Deus nos deu tudo de que precisamos para a vida através do nosso (crescente) conhecimento dEle. Leia atentamente 2 Pedro 1:3-11, onde Pedro lista qualidades de caráter que precisam ser adicionadas ao nosso ponto inicial da fé para que a maturidade ocorra e tenhamos uma rica recepção no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.



© Copyright Got Questions Ministries