GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Como posso obter uma consciência limpa?"

Resposta:
A consciência pode ser definida como "um sentimento interior que age como um guia para confirmar ou corrigir o próprio comportamento". Para aqueles que têm uma cosmovisão bíblica, a consciência é a parte da alma humana mais parecida com Deus (Gênesis 3:22). Aqueles que não creem em Deus têm dificuldade em explicar a existência da consciência humana. A evolução não pode explicar essa faceta do espírito humano, que não pode ser explicada pela mentalidade da "sobrevivência dos mais aptos".

A consciência do homem foi despertada quando Adão e Eva desobedeceram ao comando de Deus e comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 3:6). Antes disso, eles só conheciam o bem. A palavra conhecer em Gênesis 3:5 é a mesma palavra usada em outro lugar para descrever a intimidade sexual (Gênesis 4:17; 1 Samuel 1:19). Quando escolhemos "conhecer" o mal pela experiência íntima, nossas consciências são violadas e o desconforto emocional assume controle. Quer reconheçamos a Deus ou não, fomos criados para ter comunhão com o nosso Criador. Quando fazemos algo errado, sentimos que estamos em desacordo com o nosso propósito interior, e esse sentimento é profundamente perturbador.

Foi a Deus que Adão e Eva haviam ofendido. No entanto, o próprio Deus forneceu a solução para suas consciências violadas. Ele matou um animal inocente para cobrir a sua nudez (Gênesis 3:21). Este era um prenúncio do plano de Deus para cobrir o pecado de toda a humanidade.

Os seres humanos têm tentado uma variedade de coisas para limpar suas consciências, do trabalho de caridade até a automutilação. A história está repleta de exemplos de esforços humanos para apaziguar sua consciência, mas nada funciona. Sendo assim, muitas vezes se voltam para outros meios de afogar aquela voz interior que os declara culpados. Os vícios, a imoralidade, a violência e a ganância estão muitas vezes profundamente enraizadas no solo fértil de uma consciência culpada.

No entanto, como todo pecado é, em última instância, contra Deus, somente Ele pode redimir uma consciência violada. Assim como fez no Jardim do Éden, Deus nos fornece uma cobertura através do sacrifício de algo perfeito e irrepreensível (Êxodo 12:5; Levítico 9:3; 1 Pedro 1:18-19). Deus enviou o Seu próprio Filho, Jesus, ao mundo para ser o sacrifício final e perfeito pelos pecados do mundo inteiro (João 3:16; 1 João 2:2). Quando Jesus foi à cruz, Ele tomou sobre Si todo o pecado que tínhamos cometido e chegaríamos a cometer. Toda consciência violada, todo pensamento pecaminoso e todo ato maligno foi colocado sobre Ele (1 Pedro 2:24). Toda a ira justa que Deus tem contra o nosso pecado foi derramada em Seu próprio Filho (Isaías 53:6, João 3:36). Assim como um animal inocente foi sacrificado para cobrir o pecado de Adão, o Filho perfeito foi sacrificado para cobrir o nosso. O próprio Deus escolhe nos justificar e nos perdoar.

Podemos purificar nossas consciências quando trazemos nossos pecados, nossas falhas e nossas miseráveis tentativas de apaziguar Deus ao pé da cruz. A expiação de Cristo perdoa nosso pecado e limpa a nossa consciência (Hebreus 10:22). Reconhecemos nossa incapacidade de purificar nossos próprios corações e pedimos a Ele que o faça por nós. Confiamos que a morte e a ressurreição de Jesus são suficientes para pagar o preço que devemos a Deus. Quando aceitamos o pagamento de Jesus pelo nosso pecado pessoal, Deus prometeu afastar nossos pecados de nós "quanto dista o Oriente do Ocidente" (Salmos 103:12, ver Hebreus 8:12).

Em Cristo, somos libertados do domínio do pecado. Somos livres para buscar a justiça e a pureza e nos tornar os homens e mulheres que Deus nos criou para sermos (Romanos 6:18). Como seguidores de Cristo, ainda cometeremos um pecado ocasional. Entretanto, mesmo assim, Deus fornece um caminho para que possamos limpar nossas consciências. 1 João 1:9 diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Muitas vezes, com essa confissão vem o conhecimento de que devemos corrigir as coisas diante de quem ofendemos. Podemos dar esse passo com as pessoas que machucamos, sabendo que Deus já nos perdoou.

As nossas consciências podem permanecer limpas quando continuamente confessamos nosso pecado a Deus e confiamos que o sangue de Jesus é suficiente para nos tornar justos diante dEle. Continuamos a buscar "pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça" (Mateus 6:33). Confiamos que, apesar de nossas imperfeições, Deus Se deleita em nós e em Sua obra transformadora em nossas vidas (Filipenses 2:13, Romanos 8:29). Jesus disse: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:36). Vivemos com uma consciência limpa quando nos recusamos a chafurdar nos fracassos que Deus perdoou. Confiamos em Sua promessa de que "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31).



© Copyright Got Questions Ministries