GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa confiar em Jesus?"

Resposta:
A expressão confiar em Jesus possui significado em várias camadas. Em certo sentido, confiar em Jesus significa crer nEle para a salvação (João 3:16). Cremos em quem Ele é — Deus em forma humana — e depositamos nossa fé nEle como Salvador. E cremos no que Ele fez — que Ele morreu por nossos pecados e ressuscitou dos mortos. Como não podemos salvar a nós mesmos do pecado e da morte (Romanos 3:10–20), confiamos em Jesus para nos salvar (João 11:25). Não podemos receber a vida eterna e viver para sempre na presença de Deus até que confiemos em Jesus como Salvador e aceitemos o Seu perdão (Efésios 1:7).

Após a salvação, confiar em Jesus significa comprometer-se ou dedicar-se inteiramente a Ele. Quando nascemos de novo, nós nos tornamos seguidores de Jesus Cristo. Como Seus seguidores, depositamos total confiança nEle e em Sua Palavra. Confiar em Jesus significa crer em tudo o que Ele disse e aceitar a Sua Palavra como verdadeira: "Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:31–32). Quanto mais conhecermos e permanecermos nas palavras de Jesus, mais lhe obedeceremos e mais nossa confiança nEle crescerá à medida que experimentamos a liberdade em Cristo.

Uma promessa confiável que Jesus nos deu em Sua Palavra foi de que podemos encontrar descanso nEle: "Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28–30). Um jugo é uma armação de madeira usada para unir os pescoços de dois animais de tração. Juntos, os animais podem puxar com mais eficiência uma carga pesada. No tempo em que Jesus pronunciou essas palavras, os fazendeiros costumavam emparelhar um animal jovem, inexperiente, mas vigoroso, com um animal mais velho, mais fraco, mas temperado. O animal mais jovem aprenderia com o mais experiente e o mais velho se beneficiaria da força do mais jovem para ajudar a carregar a carga.

O descanso, outra maneira de expressar confiança, é um estado de dependência em Jesus em busca de força e aprendizado dEle. Ele compartilha a carga enquanto viajamos juntos. Quando estamos cansados e sobrecarregados, podemos ir ao lado de Jesus e encontrar descanso para nossas almas. Dessa forma, confiamos em Jesus ao dependermos dEle para tudo em nossas vidas, especialmente quando estamos cansados e sobrecarregados. Jesus é o descanso sabático do crente (Hebreus 4:1–11).

Jesus entende nossas fraquezas e sabe que teremos dificuldade para confiar nEle. É por isso que as Escrituras dizem: "Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6–7). Quando levamos nossos corações ansiosos a Deus em oração, Ele nos oferece a paz. A presença dEle é de paz. A passagem não diz que Ele sempre nos dará o que estamos pedindo, mas promete paz para guardar nossos corações e mentes. Confiar em Jesus significa nos aproximar dEle e crer que Seus planos para nossas vidas e nosso futuro são bons e confiáveis. Não precisamos nos preocupar com o amanhã. Quando confiamos em Jesus, Ele derrama Sua paz sobre nós.

Nossa confiança em Jesus cresce através da experiência (2 Coríntios 1:10), quando vemos Deus trabalhando todas as coisas em nossas vidas — tanto as boas quanto as ruins — para o Seu propósito (Romanos 8:28). Jesus quer que vivamos pela fé nEle (2 Coríntios 5:7; Gálatas 2:20), para que a vida cristã se torne um campo de testes e treinamento em confiança: "Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada" (Tiago 1:2-4).

Jesus disse: "Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim" (João 14:1). Podemos saber que Jesus nos ama e promete sempre estar conosco (Mateus 28:20), mas como não podemos vê-lo, em tempos de angústia, a dúvida e o medo podem surgir e dificultar a aplicação desse conhecimento. Pedro nos encoraja a confiar em Jesus, mesmo quando não podemos vê-lo: "Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória" (1 Pedro 1:6–8).

Embora não possamos ver Jesus com nossos olhos físicos, o Espírito Santo nos permite ver Jesus com os olhos de nossos corações (Efésios 1:18–20). Por fim, nossa incapacidade de ver Jesus fisicamente torna nossa confiança nEle ainda mais segura. Por isso Jesus disse: "Bem-aventurados são os que não viram e creram" (João 20:29).

O apóstolo Paulo capturou o que significa para um crente confiar em Jesus: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas" (2 Coríntios 4:17–18).

Jesus está nos ensinando a confiarmos nEle em todas as coisas, em todo o tempo, com todo o coração (Provérbios 3:5–6), para que nossa fé se torne inabalável: "Confiem sempre no Senhor, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna" (Isaías 26:4). À medida que aprendemos a confiar mais em Jesus, nós nos identificamos mais com a descrição do salmista de um crente em repouso nos braços de Deus: "Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma. Como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, assim é a minha alma dentro de mim" (Salmo 131:2).

© Copyright Got Questions Ministries