GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Que princípios bíblicos devem ser aplicados a uma cerimônia cristã de casamento?"

Resposta:
Os princípios bíblicos podem ser aplicados a todas as áreas da vida, inclusive a uma cerimônia cristã de casamento. No entanto, há uma diferença entre se preparar para uma cerimônia de casamento e se preparar para o casamento. Muitas pessoas se esforçam e pensam muito mais na cerimônia de casamento do que no futuro casamento, e as estatísticas de divórcio revelam essa triste verdade. Mas, quando os cristãos se casam, cada parte da cerimônia e o casamento resultante podem ser guiados por princípios bíblicos. Quando esses princípios são honrados e obedecidos, a cerimônia não apenas é significativa, mas o casamento é construído sobre uma base sólida.

As cerimônias de casamento variam muito de cultura para cultura. As cerimônias de casamento cristãs podem diferir em estilo, duração, despesas e elementos e ainda assim honrar a Deus. Os elementos que um casal escolhe incluir na cerimônia não são de grande importância. O que mais importa são os corações dos noivos e sua disposição de manter Deus no centro de suas vidas e família. Como indicadores desse compromisso, as cerimônias de casamento cristãs geralmente incluem o seguinte:

1) Um sermão breve e bíblico do pastor realizando a cerimônia

2) Uma troca de votos e alianças entre os noivos

3) Uma oração pelo casal

4) Algum tipo de ato simbólico representando a união de dois indivíduos. Isso pode ser a iluminação de uma vela de união, combinando duas cores de areia em um vaso de lembrança, ou qualquer outra forma criativa de o casal expressar a sua unidade.

Uma cerimônia de casamento cristã pode até incluir um convite para que os convidados respondam a uma mensagem de salvação.

O princípio bíblico mais importante em uma cerimônia de casamento cristã é a compreensão do que é o casamento e como Deus o vê. Em algumas culturas, o casamento é tratado como uma opção entre muitas para estabelecer um lar, a ser sustentado apenas enquanto ambas as partes o desejarem. Mas a coabitação sem casamento é um pecado de acordo com as Escrituras e não deve ser considerada uma opção para os cristãos (veja Hebreus 13:4). Uma compreensão do propósito do casamento ajudará os casais a escolherem honrar a Deus em seu relacionamento e também influenciará as cerimônias que planejam.

O casamento foi ideia de Deus, e Ele estabeleceu a sua definição e parâmetros. No Jardim do Éden, Deus criou uma mulher (Eva) para um homem (Adão), dizendo: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18). Ele lhes disse para “serem fecundos e se multiplicarem” (Gênesis 1:22), um comando que só pode ser obedecido em uma união de dois gêneros diferentes. Jesus reforçou essa verdade no Novo Testamento quando lembrou àqueles que questionaram a permanência do casamento que “desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Marcos 10:6–9).

Vários princípios sobre o casamento são claros nas Escrituras:

1. O casamento como Deus o designou é entre um homem e uma mulher por toda a vida (Gênesis 2:18, 22).

2. O casamento é a combinação de dois indivíduos distintos em uma nova entidade, uma nova família (Gênesis 2:23-24).

3. O casamento é testemunhado pelo próprio Deus quando Ele faz de duas pessoas uma só (Malaquias 2:13-15).

4. O divórcio não era uma opção no projeto original de Deus (Mateus 19:7-10).

5. O casamento é um pequeno vislumbre do relacionamento íntimo e amoroso de Cristo com a Sua noiva, a igreja (Efésios 5:31-32).

Quando os casais cristãos mantêm esses princípios em mente, as cerimônias que projetam podem ser bonitas, significativas e honrar a Deus sem grandes despesas. A extravagância da cerimônia de casamento não tem nada a ver com a força do casamento resultante. Entretanto, quando os princípios bíblicos são aplicados a uma cerimônia cristã de casamento, esses princípios seguem o casal por toda a vida e fornecem uma base forte e duradoura para a vida.



© Copyright Got Questions Ministries