GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Os cristãos devem comparecer a casamentos de pessoas de outras religiões?"

Resposta:


Esta pode ser uma questão difícil. Os crentes querem mostrar amizade, mas temos medo de parecer tolerar os aspectos antibíblicos de uma cerimônia de casamento em outra religião.

Como ponto de partida em qualquer processo de tomada de decisão, devemos orar por sabedoria (Tiago 1:5). O que Deus diz sobre se você deve ou não participar da cerimônia?

Em geral, porém, se um crente é convidado para uma cerimônia de casamento, ele ou ela deve se sentir à vontade para comparecer. Deus instituiu o casamento e, quer o casal seja cristão, hindu, sikh, budista, ateu ou alguma outra religião, o casamento é honroso aos olhos de Deus (Hebreus 13:4). Enquanto o casamento for entre um homem e uma mulher, é como Deus planejou. Assistir à cerimônia é uma questão de apoio aos noivos; não é necessariamente um selo de aprovação em outra fé.

Em algumas culturas, elementos do paganismo fazem parte da cerimônia de casamento. Um casamento tradicional bengali, por exemplo, inclui orações e oferendas feitas a um ídolo. Se comparecer a um casamento exige que o próprio crente realize um ritual pagão, então ele deve honrar a Deus e não ao homem (Atos 5:29). Na maioria dos casos, porém, um cristão pode simplesmente comparecer e não se envolver nos sacrifícios aos falsos deuses. Há também a possibilidade de que outros interpretem a presença de um cristão ali como dando “aprovação” ao que está acontecendo. Novamente, esta é uma situação que exige oração e discernimento piedoso.

A oração de Jesus em João 17:15-18 contém um princípio que pode ajudar: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo”. Os cristãos estão no mundo, enviados pelo próprio Jesus, mas não somos do mundo. Somos uma infusão de luz em um lugar escuro (Mateus 5:16). O objetivo não é separar-se totalmente das pessoas e eventos de uma cultura, mas ser preservado do mal.

As amizades que fazemos com pessoas de outra religião podem plantar sementes que outra pessoa pode regar, e Deus mais tarde pode trazer os frutos (1 Coríntios 3:6). Ser convidado para participar de um casamento é uma honra e um privilégio. Devemos usar tudo o que vem em nosso caminho para trazer glória ao Senhor.

© Copyright Got Questions Ministries