GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é um calendário do advento? Que relação tem o calendário do advento com o Natal?"

Resposta:
A palavra "advento" tem origem latina e significa "a vinda" ou, mais precisamente, "a chegada". Para os crentes cristãos, o Natal é um dos maiores eventos do calendário oficial, pois é a celebração do maior presente que Deus deu à humanidade. Esse presente foi Jesus, o próprio Filho de Deus, que nasceu neste mundo em forma humana e veio viver entre nós para nos mostrar a verdadeira natureza de Deus, experimentar conosco as alegrias e tristezas humanas e, finalmente, morrer de forma horrenda e agonizante por sua própria vontade. Desta forma, o preço foi pago por todos os pecados humanos que nos separaram de nosso Santo Deus e Pai Celestial, resultando em nossa completa e total reconciliação com Ele.

Séculos atrás, a importância deste evento fez com que muitos cristãos sentissem que era impróprio marcar apenas um dia no calendário anual para celebrar este incrível presente de Deus. Os crentes tiveram (e continuam a ter) tal sentimento de admiração, gratidão e espanto pelo que aconteceu no primeiro Natal que sentiram a necessidade de um período de preparação antecipada. Assim poderiam não apenas meditar sobre isso, mas também ensinar aos filhos o extraordinário significado do Natal.

A princípio, os dias anteriores ao Natal eram marcados a partir de 1º de dezembro com giz nas portas dos crentes. Então, na Alemanha, no final do século 19, a mãe de uma criança chamada Gerhard Lang fez para seu filho um Calendário do Advento composto por 24 pequenos doces presos em papelão. Lang nunca esqueceu a emoção que sentia quando recebia seu calendário do Advento no início de cada mês de dezembro, e como isso o lembrava todos os dias de que a maior celebração de todo o ano estava se aproximando cada vez mais. Já adulto, tornou-se sócio de seu amigo Reichhold e abriu uma gráfica. Em 1908, produziram o que se acredita ser o primeiro Calendário do Advento impresso com uma pequena figura colorida para cada dia do Advento. Mais tarde, no início do século XX, tiveram a ideia de transformar os quadros em pequenas janelas com persianas para as crianças abrirem no dia a dia, a fim de aumentar o seu senso de expectativa.

A ideia do Calendário do Advento pegou com outras empresas de impressão à medida que a demanda aumentava rapidamente, e muitas versões foram produzidas, algumas das quais adicionaram versículos bíblicos apropriados para o período do Advento. A essa altura, o Calendário do Advento havia alcançado popularidade internacional, e as crianças de todo o mundo clamavam por ele à medida que dezembro se aproximava. Infelizmente, o costume acabou com o início da Primeira Guerra Mundial, quando o papelão foi estritamente racionado e permitido apenas para fins necessários ao esforço de guerra. No entanto, em 1946, quando o racionamento começou a diminuir após o fim da Segunda Guerra Mundial, um impressor chamado Richard Sellmer mais uma vez introduziu o pequeno e colorido Calendário do Advento, e novamente foi um sucesso imediato.

Infelizmente, o Calendário do Advento, embora ainda popular entre as crianças, perdeu o seu verdadeiro significado para muitos. Muitas vezes as crianças e seus pais não fazem ideia da história do pequeno calendário ou de sua verdadeira finalidade, que é nos preparar para a celebração do advento do menino Jesus. Mesmo assim, o fato de que o mundo ainda comemora o Natal com entusiasmo pode servir como uma oportunidade para aqueles que conhecem Jesus Cristo compartilharem o evangelho e a esperança que temos nEle. Que a nossa alegre expectativa na época do Advento nos lembre não apenas que Cristo veio, viveu uma vida perfeita, morreu por nossos pecados e ressuscitou para nos salvar, mas que está voltando. E que sejamos encorajados a compartilhar a realidade da salvação nEle com todos ao nosso redor.

© Copyright Got Questions Ministries