GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa buscar primeiro o reino de Deus?"

Resposta:
Em Seu Sermão da Montanha, Jesus disse que devemos buscar primeiro o reino de Deus (Mateus 6:33). O significado do versículo é tão direto quanto parece. Devemos buscar as coisas de Deus como uma prioridade sobre as coisas do mundo. Primeiramente, significa que devemos buscar a salvação inerente ao reino de Deus porque é de maior valor do que todas as riquezas do mundo. Isso significa que devemos negligenciar os deveres razoáveis e diários que ajudam a sustentar nossas vidas? Certamente não. Entretanto, para o cristão, deve haver uma diferença de atitude em relação a eles. Se estamos cuidando dos negócios de Deus como prioridade - buscando a Sua salvação, vivendo em obediência a Ele e compartilhando as boas novas do reino com os outros - então Ele cuidará dos nossos negócios como prometeu - e se esse for o arranjo, por que preocupar-se?

No entanto, como podemos saber se realmente estamos buscando o reino de Deus primeiro? Há perguntas que podemos nos fazer. "Onde gasto a maior parte de minhas energias? São todo o meu tempo e dinheiro gastos em bens e atividades que certamente irão perecer, ou nos serviços de Deus - os resultados dos quais vivem para a eternidade?" Os crentes que aprenderam a verdadeiramente colocar Deus em primeiro lugar podem então descansar nesta santa dinâmica: "... e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Deus prometeu providenciar para os Seus, provendo por todas as necessidades (Filipenses 4:19), mas a Sua ideia do que precisamos é muitas vezes diferente da nossa, e Seu tempo só ocasionalmente atenderá às nossas expectativas. Por exemplo, podemos ver nossa necessidade como riqueza ou progresso, mas talvez Deus saiba que do que realmente precisamos é um tempo de pobreza, perda ou solidão. Quando isso acontece, estamos em boa companhia. Deus amou tanto Jó quanto Elias, mas permitiu que Satanás devastasse Jó (tudo sob Seu olho atento), e Ele deixou que aquela mulher malvada, Jezabel, quebrasse o espírito de Seu próprio profeta Elias (Jó 1-2; 1 Reis 18-19). Em ambos os casos, Deus acompanhou essas dificuldades com restauração e sustento.

Esses aspectos "negativos" do reino correm contra uma heresia que está se espalhando ao redor do mundo, o chamado "evangelho da prosperidade". Um número crescente de falsos mestres estão reunindo seguidores sob a mensagem "Deus quer que você seja rico!" Entretanto, essa filosofia não é o conselho da Bíblia - e certamente não é o conselho de Mateus 6:33, que não é uma fórmula para ganhar riqueza, mas uma descrição de como Deus trabalha. Jesus ensinou que devemos ter nosso foco longe desse mundo - seu status e suas mentiras - e colocado nas coisas do reino de Deus.

© Copyright Got Questions Ministries