GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que significa buscar a justiça?"

Resposta:
Provérbios 15:9 diz: “O Senhor detesta o caminho do ímpio, mas ama o que segue a justiça.” Se Deus quer que sigamos a justiça, então o que dizer de versículos como Romanos 3:10 que dizem: “Não há justo, nem um sequer”? Se ninguém é justo, então quem pode realmente buscar a justiça? Esses versículos são contraditórios?

Antes de buscarmos a justiça, precisamos defini-la. A palavra mais frequentemente traduzida como “justiça” também pode significar “retidão, justiça ou santidade divina”. No sentido mais amplo, a justiça pode ser definida como “a condição de ser aceitável a Deus assim como possibilitado por Ele”. O padrão de Deus é o que define a verdadeira justiça; o Seu poder é o que a capacita. A menos que Deus seja o seu autor, nunca possuiremos justiça. Nenhuma quantidade de esforço feito pelo homem resultará em justiça. Ser justo é estar bem com Deus. Um coração que está bem com Deus resulta em uma vida que dá “fruto” (João 15:1-2; Marcos 4:20). Gálatas 5:22-23 lista alguns desses frutos.

Um substituto comum para a verdadeira justiça é a justiça própria. A justiça própria é o oposto do que Deus deseja. A justiça própria faz uma lista de regras e as verifica, congratulando-se com o quão bem está se saindo em comparação com os outros. Os fariseus dos dias de Jesus eram mestres da justiça própria, mas Jesus tinha palavras duras para eles: “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e de maldade” (Mateus 23:27-28).

Buscar a justiça significa que devemos reconhecer que não podemos agradar a Deus em nosso estado pecaminoso (Romanos 8:8). Deixamos de tentar nos justificar por nossas boas ações e, em vez disso, buscamos a misericórdia de Deus. Desejamos que Ele transforme as nossas mentes (Romanos 12:2) e nos conforme “à imagem de Seu Filho” (Romanos 8:29). No Antigo Testamento, os homens foram declarados justos quando creram em Deus e agiram de acordo (Gênesis 15:6; Gálatas 3:6; Tiago 2:23). Antes de Pentecostes (Atos 2:1-4), as pessoas buscavam a justiça ao guardar a Lei de Deus, ao seguir a santidade e “andando humildemente com Deus” (Miqueias 6:8). Ninguém era justificado pela obediência às regras, mas pela fé que os capacitava a obedecer a Deus (Romanos 3:20; Gálatas 2:16).

Da mesma forma, hoje somos justificados pela fé que nos leva a Jesus (Romanos 3:28; 5:1; 10:10). Aqueles que estão em Cristo continuam buscando a Deus para agradá-lO (Colossenses 3:1). Quando chegamos à fé em Cristo, Ele nos dá o Espírito Santo que nos capacita a buscar a justiça (Atos 2:38). Ele nos ordena a “andar no Espírito” (Gálatas 5:16, 25). Andar no Espírito significa que vivemos um estilo de vida de total rendição ao senhorio de Jesus Cristo. Cultivamos a capacidade de ouvir a Deus e o hábito de obedecer à Sua voz em tudo.

Buscamos a justiça quando buscamos o caráter de Cristo e desejamos a santidade mais do que a indulgência carnal. Evitamos a tentação de exercitar a justiça própria quando entendemos que a verdadeira justiça começa com a humildade piedosa (Salmo 25:90). Lembramos que Jesus disse: “porque sem mim vocês não podem fazer nada” (João 15:5). Quando passamos tempo na presença de Deus, nós nos tornamos mais conscientes dos nossos próprios pecados e falhas. Uma camisa suja parece branca ao lado de uma parede escura. Mas, quando comparada com a neve, a mesma camisa parece suja. O orgulho e a justiça própria não podem permanecer na presença de um Deus santo. A busca da justiça começa quando um coração humilde busca a presença contínua de Deus (Tiago 4:10; 1 Pedro 5:6). O coração humilde e crente leva a um estilo de vida de ação justa aceitável a Deus (Salmo 51:10).



© Copyright Got Questions Ministries