GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Por que buscar a Deus é importante?"

Resposta:
Em sua carta à igreja em Roma, Paulo cita uma declaração surpreendente dos Salmos: "não há quem entenda, não há quem busque a Deus" (Romanos 3:11). Como pode Paulo, e Davi antes dele, fazer uma declaração tão abrangente? De todos os que já viveram, nem mesmo uma pessoa realmente buscou a Deus? Não há dúvida de que bilhões de pessoas têm buscado um deus, mas nem sempre têm buscado o Deus verdadeiro.

Esse fato está diretamente ligado ao pecado de Adão e Eva, motivado pelo engano de Satanás. Ao longo da história da humanidade, a traição promulgada por Satanás tem sido tão completa que o homem natural pode perceber apenas partes da verdade real sobre Deus. Como resultado, nossas concepções sobre Deus são obscuras. É somente quando Deus escolhe Se revelar para nós que as peças do quebra-cabeça da vida começam a fazer sentido quando nossos olhos se abrem para a verdade. Só então é que verdadeiramente buscar Deus se torna possível.

Jesus nos diz em João 17:3: "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Aqui Jesus está nos dizendo que continuar a buscar a Deus, desejando conhecê-lo mais, é a essência da vida verdadeira, a vida eterna. Os pensamentos mais importantes que nossa mente pode conceber são pensamentos de Deus porque eles determinarão a qualidade e a direção da vida. Buscar a Deus, portanto, é uma responsabilidade e um privilégio contínuos para todos os cristãos.

Mas também sabemos que buscar a Deus nem sempre é uma coisa fácil de fazer, não porque Deus seja ilusório, mas porque nossas mentes estão saturadas de equívocos e enganos plantados por Satanás e reforçados pela cultura, sem mencionar a natureza pecaminosa de nossos próprios corações e a fraude geral do pecado (Jeremias 17:9; Tiago 1:13–15). Mas a boa notícia é que essas crenças equivocadas são eliminadas ao se conhecer a Deus e crescer no relacionamento com Ele. Isso começa quando nos voltamos para Ele para salvação e confiamos em Jesus Cristo. Quando somos salvos, recebemos o Espírito Santo habitador que nos ajuda a conhecer a Deus e até transforma nossos corações a querer buscá-lO (Efésios 1:13-14; Filipenses 1:6; 2:12–13; Romanos 8:26-30). Romanos 12:2 aconselha: "E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Aprendemos a verdade sobre Deus e O buscamos através da leitura de Sua Palavra (a Bíblia). Buscamos a Deus também através da oração e nos momentos de adoração. Buscamos a Deus tanto individual quanto corporativamente. Passar um tempo com outros crentes em Jesus que também estão buscando a Deus é importante para nos ajudar a continuar a procurá-lO (Hebreus 10:24–25).

2 Crônicas 15:2–4 é uma passagem instrutiva para nós. Ela foi escrita há mais de dois mil anos atrás para um povo como nós: "O Senhor está com vocês, enquanto vocês estão com ele. Se o buscarem, ele se deixará achar; mas, se o deixarem, ele também os deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem Lei. Mas quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado."

Suas instruções foram simples: quando sinceramente buscavam a Deus, as coisas corriam bem, mas quando o seu desejo de procurá-lO diminuiu e finalmente cessou completamente, o mundo deles se desfez. O pecado aumentou, a moralidade declinou, o contato com Deus cessou. As advertências aos filhos de Deus daquela época são claras para nós hoje: "Se você o buscar, ele será encontrado por você". Esse princípio profundo é repetido em toda a Escritura (Deuteronômio 4:29; Jeremias 29:13; Mateus 7:7; Atos 17:27; Tiago 4:8). A ideia é que, quando nos aproximamos de Deus, Ele Se revela para nós. Deus não Se esconde do coração que O busca.

"De lá, vocês buscarão o Senhor, seu Deus, e o acharão, quando o buscarem de todo o coração e de toda a sua alma." (Deuteronômio 4:29)

"Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração." (Jeremias 29:13)

"Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês." (Mateus 7:7)

© Copyright Got Questions Ministries