GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que é a bem-aventurada esperança?"

Resposta:
Tito 2:12-13 diz que a graça de Deus nos ensina “para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.” Esta passagem identifica a “bem-aventurada esperança” como a gloriosa aparição de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador.

A palavra bem-aventurada pode significar “feliz” ou “benéfica”; nossa esperança é "bem-aventurada" no sentido de que a volta de Jesus será uma experiência incrível e alegre para o crente em Cristo. Seremos abençoados além da medida quando virmos a Cristo. As provações desta vida terminarão e veremos que “as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Romanos 8:18). A palavra esperança não comunica incerteza, como em “espero que algo aconteça”; antes, é a alegre garantia de que algo vai acontecer. Jesus é a nossa esperança e ninguém pode tirá-la de nós. “… a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).

A “bem-aventurada esperança”, então, é a alegre certeza de que Deus estenderá Seus benefícios a nós e que Jesus Cristo retornará. Estamos esperando por este evento agora. Jesus disse que Ele voltaria (João 14:3), os anjos disseram que Ele voltaria (Atos 1:11), e as epístolas dizem que Ele voltaria. Jesus poderia voltar a qualquer momento para Sua igreja, o que inclui todos os crentes em Cristo desde o dia de Pentecostes em Atos 2 em diante. Este evento é chamado de arrebatamento, o qual será anunciado pela voz do arcanjo e pelo toque da trombeta de Deus. Os corpos daqueles que morreram serão ressuscitados para serem unidos às suas almas, e então os corpos dos crentes que ainda vivem na terra serão transformados em um corpo como o da ressurreição do Senhor. Os crentes que ressuscitaram dos mortos e os crentes que vivem na volta de Cristo encontrarão o Senhor nos ares e serão levados para o céu (cf. 1 Tessalonicenses 4:13-18). Isso acontecerá em um piscar de olhos (1 Coríntios 15:52).

Essa bem-aventurada esperança do retorno de Cristo a qualquer momento deve ter um efeito sobre o crente em Jesus Cristo? João escreveu: “E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro” (1 João 3:3). O crente que antecipa o retorno abençoado de Cristo procurará viver, no poder do Espírito Santo que habita nele, uma vida de pureza. Estaremos todos perante o Senhor e prestaremos contas de como vivemos para Ele na terra (2 Coríntios 5:10).

O retorno iminente de Jesus deve motivar o crente a viver piedosamente em um mundo ímpio. A palavra aguardando em Tito 2:13 é a chave para que isso aconteça. “Aguardar” significa que vivemos cada dia em contínua expectativa e antecipação, com a convicção de que Jesus pode vir a qualquer momento. Essa esperança se torna uma realidade transformadora nesta vida, resultando em Deus sendo glorificado por nosso intermédio (1 Coríntios 10:31). A bendita esperança nos traz alegria e nos anima nas provações deste mundo. Também deve fazer com que paremos e avaliemos nossos pensamentos, palavras e ações.

© Copyright Got Questions Ministries