GotQuestions.org/Portugues




Pergunta: "A Bíblia dá a algum indivíduo autoridade espiritual sobre outro indivíduo?"

Resposta:
"Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês" (Hebreus 13:17). Sim, a Bíblia afirma claramente que Deus dá a alguns indivíduos autoridade espiritual sobre outros. Existem vários níveis de autoridade na vida de qualquer pessoa, e cada um desses níveis pode envolver diferentes pessoas em diferentes posições de autoridade. Claro, devemos começar com a autoridade máxima, que é Deus. Gênesis 1:1 diz: "No princípio, Deus criou os céus e a terra." Tudo o que existe foi criado por Deus e, por essa razão, Deus tem autoridade, ou soberania, suprema sobre todas as coisas. Quando Moisés deu a Lei aos israelitas, a autoridade soberana de Deus era o motivo por que deveriam se submeter a ela (Deuteronômio 4:39-40).

Quando Jó lutou contra a dor e o sofrimento em sua vida, ele reconheceu que Deus fez todas as coisas e ninguém pode questionar a Sua autoridade (Jó 9:1-12). No Antigo Testamento, um dos títulos que refletem essa autoridade é "Deus Altíssimo" (Gênesis 14:22) e, no Novo Testamento, Ele é chamado de "Senhor do céu e da terra" (Atos 17:24). Jesus Cristo, que é Deus encarnado, tem toda a autoridade (Mateus 28:18) e, por sua vez, atribuiu parte dessa autoridade a várias pessoas na terra. Devido à nossa natureza pecaminosa e aos abusos ou falhas de autoridade que experimentamos, a maioria das pessoas às vezes luta para se submeter à autoridade.

Um nível de autoridade que Deus concedeu aos homens é civil ou governamental. Romanos 13:1-6 afirma que "os poderes são ordenados por Deus." Independentemente de os governantes serem crentes ou não, e de reconhecerem isso ou não, a sua autoridade civil é, na verdade, uma espécie de autoridade espiritual, visto que "são ministros de Deus", exercendo poder em nome de Deus. Quando resistimos à sua autoridade, na verdade estamos resistindo a Deus. A Bíblia nos lembra em Colossenses 3:22-24 que nossa submissão e serviço às autoridades humanas devem ser feitos "de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas".

Outro nível de autoridade estabelecido por Deus está dentro do lar. Efésios 5:22-24 ordena que as esposas se submetam a seus maridos como se submeteriam a Deus, pois o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da igreja. Essa hierarquia de autoridade é repetida em 1 Coríntios 11:3, mostrando que a mulher se submete ao homem, que se submete a Cristo, que por sua vez se submete ao Pai. Os filhos são ordenados a se submeter aos pais em Efésios 6:1, e Colossenses 3:20 diz que isso é agradável a Deus.

Assim como Deus estabeleceu autoridade dentro do governo civil e do lar, Ele também estabeleceu autoridade específica dentro da igreja. Como cristãos, somos todos co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:17) e temos pleno acesso a Deus por meio do Espírito Santo (Efésios 2:18). Embora Deus não faça acepção de pessoas (Romanos 2:11), Ele escolheu colocar alguns em posições de autoridade para manter a ordem e o crescimento (Efésios 4:11-13). A igreja primitiva reconhecia a autoridade dos apóstolos e se submetia ao seu ensino e direção (Atos 6:2; 15:2). Além dos apóstolos, os presbíteros ou pastores das igrejas tinham a mesma autoridade. Quando Paulo e Barnabé estabeleceram igrejas em suas viagens missionárias (Atos 14:23), eles ordenaram presbíteros em cada igreja. Esses anciãos (presbíteros) eram responsáveis por ensinar (pastorear), supervisionar (ser um bispo) e ser exemplos para a igreja (1 Pedro 5:1-3). Como líderes espirituais, esses presbíteros têm uma responsabilidade maior diante de Deus (Tiago 3:1) e devem cumprir os requisitos que Deus estabeleceu (Tito 1:5-9; 1 Timóteo 3:1-7). Os crentes são instruídos a reconhecer e respeitar aqueles que estão acima deles em questões espirituais (1 Tessalonicenses 5:12-13) e até mesmo apoiá-los financeiramente (1 Timóteo 5:17-18).

Em questões de autoridade, o guia principal é a submissão. 1 Pedro 5:5-6 diz: “Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque ‘Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.’ Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte.” Na sabedoria incomparável de Deus, Ele escolheu alguns para ter autoridade e outros para estar sob essa autoridade. Talvez o mais surpreendente seja que Ele também ensinou que uma das maiores qualificações para aqueles que ocupam posições de autoridade é a humildade. "Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos" (Marcos 9:35). Este é o exemplo dado por Jesus, a mais alta autoridade espiritual, quando se fez o mais humilde de todos e se submeteu a morrer em nosso lugar (Filipenses 2:7-11).

© Copyright Got Questions Ministries