GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a autoimagem?"

Resposta:
A imagem sempre depende da perspectiva. Uma visão ruim ou um espelho embaçado podem afetar muito a forma como percebemos a nós mesmos (1 Coríntios 13:12). Sem um padrão objetivo para medir a nós mesmos, a nossa autoimagem ficará borrada (1 Coríntios 4:3-4). A Bíblia fornece orientação sobre o conceito apropriado da nossa autoimagem.

Todas as pessoas são criadas à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27). Por isso, cada pessoa é de grande valor e mérito.

Todas as pessoas são muito amadas por Deus. Romanos 5:8 declara: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. O amor de Deus também nos dá valor e mérito.

A Bíblia também nos diz que toda pessoa é pecadora. Romanos 3:23 ensina que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Somos pecadores por natureza (Salmo 51:5) e na prática (Eclesiastes 7:20). Efésios 2:1 diz que, antes da salvação, estamos “mortos nos vossos delitos e pecados”; o versículo 3 diz que “éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.

Por causa do nosso pecado, precisamos de um Salvador para perdoar nossos pecados e restaurar nosso relacionamento com Deus. Felizmente, Deus amou tanto o mundo que enviou o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna (João 3:16). Nossa salvação não é o resultado de nossa bondade, mas da graça de Deus: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos” (Efésios 2:4-5).

Aqueles que creem em Jesus se tornam novas criações. 2 Coríntios 5:17 ensina: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” O versículo 21 diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Embora já estivéssemos destinados à ira, em Cristo somos renovados. Nossa identidade primária não é mais a de um pecador, mas a de um filho de Deus perdoado e justificado (veja João 1:12).

Como crentes, ainda pecamos, mas recebemos perdão contínuo e continuamos a crescer no Senhor, pela graça (1 João 1:9; Romanos 8:29). Continuamos a lutar com várias tentações e desejos, mas agora estamos livres da escravidão do pecado e da morte (Romanos 6:1–14; Gálatas 5:1).

João 1:12 nos diz que nos tornamos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Efésios 1:3–14 detalha algumas das bênçãos espirituais que temos em Cristo. A nossa identidade deve ser encontrada nEle (Colossenses 3:3). A nossa autoimagem deve ser fundada em quem Deus diz que somos. Sim, éramos pecadores e ainda lutamos contra nossa carne pecaminosa, mas, se estamos em Cristo, somos filhos amados. Estamos seguros - completamente conhecidos, completamente perdoados e totalmente amados por Deus, o próprio Criador de nossas almas. Não somos mais condenados (Romanos 8:1), e não precisamos nos condenar (1 João 3:19-24). Pela fé, podemos ser vencedores (Romanos 8:31-37), e nada pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39).

A nossa autoimagem não deve ser inflada pelo orgulho humano (Filipenses 2:3-4) nem devastada pela realidade do pecado. A autoimagem correta é ter humildade aos olhos de Deus (1 Pedro 5:6–11; Tiago 4:4–10). A autoimagem correta se trata de entender a nossa grande necessidade de Deus e o Seu grande amor por nós. Trata-se de regozijar-nos em Sua verdade e viver consciente do nosso valor diante dEle e da nossa identidade em Jesus Cristo (Gálatas 4:6–7; Romanos 8:14–17). “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12). Um dia, estaremos com Deus no céu, totalmente restaurados e com uma visão clara de quem Ele é e quem somos nEle.

© Copyright Got Questions Ministries