GotQuestions.org/Portugues



Pergunta: "Quais são os principais argumentos contra a expiação limitada?"

Resposta:
A expiação limitada é o ensino de que Jesus morreu apenas pelos eleitos. É um dos cinco pontos do Calvinismo. Muitos que defendem a expiação limitada preferem o termo "redenção particular", mas, para minimizar a confusão, este artigo usará o termo "expiação limitada".

Os arminianos e calvinistas de quatro pontos, ou amyraldianos, acreditam que a expiação limitada, como acabamos de definir, não é bíblica. O Ministério Got Questions assume uma posição oficial de quatro pontos em apoio a uma forma moderada de expiação ilimitada, enquanto rejeita o universalismo. Aqui, apresentamos vários argumentos contra a expiação limitada.

Argumento 1: A Expiação Limitada é Hermeneuticamente Insuportável

Argumentando contra a expiação limitada estão os versículos que parecem ensinar a expiação universal, a ausência de versículos que limitam explicitamente a expiação de Cristo, versículos que declaram a necessidade da fé para a salvação e vários tipos de Cristo do Antigo Testamento que não se enquadram no paradigma da expiação limitada.

Passagens Apoiando a Expiação Universal

A expiação universal (ou ilimitada) é apoiada em todo o Novo Testamento. João 3:16–17 diz que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…. Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” A palavra grega kosmos, traduzida como “mundo”, abrange os habitantes de toda a terra. Outros versículos que apoiam a expiação ilimitada incluem João 1:29, onde se diz que Jesus tira “o pecado do mundo”; Romanos 11:32, em que Deus tem misericórdia de “todos” os desobedientes; e 1 João 2:2, que diz que Jesus é “a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”

Nenhum desses versículos contém qualquer tipo de limitação, declarada ou implícita, no sacrifício de Cristo. Como se dizer que Jesus é o sacrifício expiatório pelos pecados do mundo não fosse suficiente, o apóstolo João incluiu especificamente a palavra grega holou, que significa “todo, inteiro, tudo, completo”. A menos que a expiação limitada seja presumida, não há base sólida para limitar a extensão da expiação mencionada em 1 João 2:2.

Passagens Mencionando Apenas a Expiação pelos Crentes

Do outro lado da moeda, há versículos que dizem que Jesus morreu por aqueles que creem. Os versículos que parecem apoiar a expiação limitada incluem João 10:15, onde Jesus diz: “dou a minha vida pelas ovelhas”; e Apocalipse 5:9, que indica que o sangue de Jesus comprou "para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação."

Estas passagens e outras apenas mencionam um grupo seleto de pessoas como sendo o foco da obra redentora de Deus. No entanto, nenhuma das passagens limita explicitamente Sua oferta de salvação. Elas simplesmente dizem que Jesus morreu por aqueles que creem, não que Ele morreu apenas por aqueles que creem. Jesus disse que deu a Sua vida pelas ovelhas; Ele não disse que deu a vida apenas pelas ovelhas. Resta um grupo maior do qual as ovelhas são apenas uma parte.

Fé Necessária para a Salvação

A “expiação universal” não é o mesmo que “universalismo”, que diz que todos serão salvos e irão para o céu. A expiação ilimitada reconhece a realidade de que a expiação de Jesus deve ser aceita pela fé e que nem todos acreditarão. Os calvinistas de quatro pontos acreditam que a salvação vem apenas para aqueles que têm fé; é a fé que traz os efeitos salvadores da expiação ao cristão. Os incrédulos, embora tenham sido oferecidos o presente da salvação por meio da expiação de Cristo, rejeitaram o presente de Deus. Algumas passagens que proclamam a necessidade da fé para a salvação são Lucas 8:12; João 20:31; Atos 16:31; Romanos 1:16; 10:9; e Efésios 2:8.

Tipos de Cristo no Antigo Testamento

Um tipo de Cristo frequentemente repetido apresenta-O como um cordeiro. O sistema sacrificial do Antigo Testamento e a celebração da Páscoa mostram claramente a penalidade do pecado e a necessidade de termos um substituto inocente para cobrir nossos pecados (veja 1 Coríntios 5:7). Na época da primeira Páscoa, todos os israelitas tiveram a oportunidade de sacrificar um cordeiro e aplicar seu sangue nas ombreiras das portas. Ao mesmo tempo, cada família teve que exercer fé em Deus. A expiação da Páscoa foi universal no sentido de que foi oferecida a todos, mas a expiação ainda tinha que ser aplicada individualmente, pela fé.

Outro tipo de Cristo no Antigo Testamento é a serpente de bronze na haste (Números 21:5-9). Jesus relacionou esse objeto a Si mesmo em João 3:14, explicando que Ele deve ser “levantado” da terra. Durante a praga das "serpentes de fogo" nos dias de Moisés, cada pessoa que olhava para a serpente de bronze - acreditando que Deus iria curar - foi curada. O poder de cura era universal porque estava disponível para cada um dos israelitas, dependendo apenas de sua disposição de obedecer. Jesus comparou esse incidente com Sua própria morte na cruz e a cura espiritual que Ele oferece.

Argumento 2: A Tradição Cristã Se Opõe à Expiação Limitada

A expiação limitada sempre foi uma crença controversa. O Sínodo de Dort em 1619 publicou os pontos da doutrina agora conhecidos como os cinco pontos do Calvinismo; no entanto, vários teólogos no sínodo rejeitaram a expiação limitada, embora aceitassem os outros quatro pontos do Calvinismo.

Muito antes das confissões e sínodos protestantes, porém, o pai da igreja primitiva Atanásio estava descrevendo a expiação universal. Em seu "A Encarnação do Verbo" (2.9), Atanásio escreve que Jesus era "superior a tudo... capaz de morrer por todos" e que, por causa do sacrifício de Jesus, "a própria corrupção da morte não vigora mais contra os homens." Observe as palavras os homens. O ponto de Atanásio é que a morte de Jesus expiou por toda a humanidade.

Ironicamente, o próprio Calvino pode não ter dado muito valor à ideia de uma expiação limitada. Afinal, os cinco pontos do que é chamado de “Calvinismo” vieram de um sínodo na Holanda quase 60 anos após sua morte. Calvino teve o seguinte a dizer sobre João 3:16: “É um elogio notável de fé, que nos livra da destruição eterna… E ele empregou o termo universal, todo aquele que tanto para convidar todos indiscriminadamente a participar da vida, e para cortar fora todas as desculpas dos incrédulos. Tal é também o sentido do termo Mundo…. Ele se mostra reconciliado com o mundo inteiro, quando ele convida todos os homens sem exceção a fé em Cristo, que nada mais é do que uma entrada para a vida” (Comentário sobre João, vol. 1).

Argumento 3: A Expiação Limitada Tornaria Impossível Oferecer Genuinamente a Salvação a Todos

A expiação limitada afeta as crenças de alguém em relação ao evangelismo e à oferta de salvação. Essencialmente, se apenas aqueles que serão salvos (os eleitos) forem expiados, não há expiação a ser oferecida a mais ninguém. Você só poderia verdadeiramente oferecer salvação aos eleitos. Mesmo uma olhada rápida no ministério de Jesus mostra que Ele estendeu convites de salvação para pessoas que Ele sabia que participariam de crucificá-lO (veja Lucas 13:34). No livro de Atos, Paulo pregou para grandes porções de cidades inteiras, Pedro para milhares de uma vez. A salvação foi oferecida a todos sem advertência, condição ou discriminação. Arrependimento e fé foram as respostas exigidas (veja Mateus 21:32). Se a morte de Cristo não forneceu expiação para todos, então os apóstolos, e até mesmo o próprio Jesus, estavam oferecendo algo que a maioria de seu público nunca poderia receber.

Conclusão:

A expiação limitada é o ponto do Calvinismo tradicional que tem causado a maior confusão e consternação entre os teólogos bíblicos. Apenas os eleitos serão salvos? Sim. No entanto, o sacrifício de Cristo é suficiente para pagar por todos os pecados, e a oferta da salvação é universal. Nosso convite para que outros aceitem a Cristo deve ecoar o chamado do Espírito em Apocalipse 22:17: “Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

© Copyright Got Questions Ministries